BEM VINDOS AO ENO BRASIL!

ENO Schoolnet é uma rede global para o desenvolvimento sustentável e paz no planeta. Escolas ao redor do mundo estudam as questões ambientais, compartilham conhecimentos e resultados de aprendizagem e fazem pactos concretos para alcançar o equilíbrio com o planeta. É coordenado pelo Programa ENO sediado em Joensuu, na Finlândia. Conta com o apoio de inúmeras organizações e redes, incluindo a Organização das Nações Unidas para o Ambiente.

sábado, 24 de março de 2012

Depoimentos - Rio de Janeiro


"O Ginásio Experimental Carioca Anísio Teixeira é uma Escola associada à UNESCO desde de 1997 e foi através de informações internacionais veiculadas por este órgão que tomamos conhecimento do Projeto Enoenviromment, ao avaliar sua importância para a sustentabilidade do Planeta e a simplicidade de sua ação, foi feita a inscrição. A primeira participação data de 2007 com o plantio de uma árvore típica de nosso país: o Pau- Brasil, o evento foi organizado para que todos os alunos percebessem o valor do plantio de uma árvore e do desenvolvimento da PAZ interior e entre os homens.
O terreno na qual está situada a escola é amplo, sua terra fértil, as sementes e árvores plantadas até hoje, duas vezes ao ano em maio e setembro, florescem e frutificam tornando a colheita feita pelos alunos momentos de grande alegria. O aprendizado é ministrado pelo professor Edilson nas aulas práticas, preparar o solo, fertilizar a terra, cuidar do plantio e do desenvolvimento de cada árvore plantada são tarefas exercidas pelos alunos que adquirem hábitos saudáveis tornando-os protagonistas dessas ações em suas comunidades. Em 2008, os alunos encenaram a peça sugerida “The Drops of Life” , uma experiência educativa sobre animais ameaçados de extinção em seu habitat natural.
A participação da Escola no evento do porte desse Projeto traz engrandecimento em nosso fazer pedagógico ao promover o crescimento da consciência ambiental, ao possibilitar a participação dos jovens em suas escolhas no futuro, ao propiciar experiências nas quais certamente nortearão suas ações cidadãs e ao pensar o mundo global e localmente."  
Celi Araujo, Secretaria Nacional ENO e Diretora do Ginásio Anísio Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário