"Os alunos da Escola Municipal João Brazil (Niterói, RJ), empolgados com a experiência de trocar cartas com sementes com os alunos da Escola Profª. Dinorá Ramos Brito (São José dos Campos, SP), acolheram a ideia proposta pelo professor de Geografia de participar de um evento mundial de plantio de árvores.
O próximo passo foi conseguir as mudas. As doações foram feitas pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Juntos com o professor, dois alunos representantes auxiliaram no transporte. Foram obtidas 20 mudas, entre elas: pau-brasil, jabuticaba, pitangão e cacau. A chegada à escola foi marcada pela curiosidade dos alunos em saber quais seriam as espécies plantadas. Muitos demonstraram surpresa e admiração ao descobrirem a árvore que dá nome ao país ou a que dá o fruto a partir do qual se faz o chocolate. Cada turma plantou uma muda no canteiro em frente à sua sala de aula, para acompanhar de perto o seu desenvolvimento ao longo do ano letivo. De acordo com o porte da árvore, foi escolhido o local onde cada uma ficaria.
A intenção é transformar o terreno da escola em um jardim didático com plantas nativas do país e frutíferas, oferecendo aos alunos o contato com espécies da Mata Atlântica conhecidas apenas por livros. Foi um dia diferente e divertido, o que motivou a escola a realizar novos plantios, tamanho o envolvimento dos alunos. Desde então, a escola vem participando de todos os “ENO Tree Planting Day”, semeando práticas ambientais que culminaram em 2011 com a adesão de mais de 20 escolas da rede, incluindo creches, a esse evento mundial, por intermédio da Fundação Municipal de Educação de Niterói."
Rogério Lafayette, Geógrafo, Professor da Escola Municipal João Brasil, Niterói, RJ.