Bem Vindos ao ENO BRASIL!

BEM VINDOS AO ENO BRASIL!

ENO Environment Online é uma rede global para o desenvolvimento sustentável e paz no planeta. Escolas ao redor do mundo estudam as questões ambientais, compartilham conhecimentos e resultados de aprendizagem e fazem pactos concretos para alcançar o equilíbrio com o planeta. É coordenado pelo Programa ENO sediado em Joensuu, na Finlândia. Conta com o apoio de inúmeras organizações e redes, incluindo a Organização das Nações Unidas para o Ambiente.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Floresta da Paz


Gaivota perdida
Certa vez um tucano estava a pensar em cima de uma árvore, momentaneamente lembrou-se de sua infância quando voava pelas árvores  livre e sem rumo,mas uma gaivota colidiu com ele, pedindo ajuda....
                ― Por favor! Senhor tucano ajude-me, estou perdido há muito tempo e não consigo voltar para minha casa, que fica no litoral.
                A pequena gaivota estava à procura de comida, que era escassa no litoral, por conta da poluição, que acabara por matar muitos peixes e animais marinhos, que alimentavam a  pobre gaivota, e essa procura foi tão longa que ela não conseguira achar comida e acabou se perdendo e chegando a uma floresta totalmente desconhecida por ela.
                ―Porque esta me pedindo isso? ; falou o tucano sem entender absolutamente nada.
                ―Me disseram Senhor Tucano, que o senhor poderia me ajudar, pois você tem grande conhecimento da floresta e sabe bem onde ela começa e onde ela termina.
Sendo assim, após a gaivota contar sua história, o tucano a ajudou a voltar para o litoral e, durante o caminho, encontraram coisas absurdas, como a destruição da mata ciliar, poluição de rios e lagos, desmatamento, entre outros...
As duas aves começaram a perceber que o litoral também estava poluído, e isso matava os peixes dos quais a gaivota se alimentava.
Sendo assim, as duas pequenas aves começaram a limpar a praia e essa idéia foi se espalhando e mais aves, mamíferos, répteis e anfíbios da floresta foram se juntando a elas e limparam toda a  praia. Mas, mesmo assim, o ser humano continuou a poluir.
E, com isso, você percebeu o que é necessário para mudar hábitos, idéias e conceitos sobre o lixo? Aparentemente, a fauna percebeu e começará a mudar, mas isso não é suficiente se todos os  seres não mudarem  e continuarem a poluir e desmatar as florestas e praias.
Mude também seus hábitos !!!.
Filipe Sene Sousa Santos, 11

Nenhum comentário:

Postar um comentário