Proposta do Professor Carlos Humberto Biagolini para produção de Araucária |
A proposta foi apresentada no 5° Congresso Internacional de Tecnologias para o Meio AmbienteArtigo Completo AQUI |
Objetivo: Sensibilizar os estudantes da importância da preservação da Serra da Mantiqueira através do plantio de Araucária
Justificativa: A araucária angustifolia é uma espécie arbórea dominante da floresta ombrófila mista, encontrada também na Serra da Mantiqueira, apresentando elevado grau de fragmentação e risco de degradação.
Estudos recentes indicam que a Serra da Mantiqueira é um laboratório vivo e a riqueza da sua biodiversidade ainda pouco conhecida. Pesquisadores estão descrevendo um número imenso de espécies novas para a ciência, entre plantas, anfíbios e lepidópteros que ainda não eram conhecidas.
Conclusão: Preservar as nascentes da Serra da Mantiqueira é garantir estabilidade hídrica e qualidade ambiental para nossa região, já que suas águas contribuem para o abastecimento da bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.
Agradecimento: Agradecemos aos voluntários da UPS que se deslocaram de São Paulo para participar dessa ação de plantio com a gente. As escolas de São Paulo e São José dos Campos, pela produção das mudas e participação no plantio. Ao Professor Carlos Humberto Biagolini, idealizador da proposta. A Dona Benedita ( São Bento do Sapucaí) que acreditou na importância do nosso trabalho e nos acolheu com muito carinho na sua propriedade para realização do plantio. Foram 500 mudas plantadas em São Bento. Ao Sr. Antônio Cabral, que recebeu 500 mudas e plantou na sua propriedade em São José dos Campos.
Período: 2015 - atual
Nenhum comentário:
Postar um comentário