BEM VINDOS AO ENO BRASIL!

ENO Schoolnet é uma rede global para o desenvolvimento sustentável e paz no planeta. Escolas ao redor do mundo estudam as questões ambientais, compartilham conhecimentos e resultados de aprendizagem e fazem pactos concretos para alcançar o equilíbrio com o planeta. É coordenado pelo Programa ENO sediado em Joensuu, na Finlândia. Conta com o apoio de inúmeras organizações e redes, incluindo a Organização das Nações Unidas para o Ambiente.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Atitudes que inspiram

Proposta do Professor Carlos Humberto Biagolini para produção de Araucária 
A proposta foi apresentada no 5° Congresso Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente

Artigo Completo AQUI




Objetivo: Sensibilizar os estudantes da importância da preservação da Serra da Mantiqueira através do plantio de Araucária  

JustificativaA araucária angustifolia é uma espécie arbórea dominante da floresta ombrófila mista, encontrada também na Serra da Mantiqueira, apresentando elevado grau de fragmentação e risco de degradação.
Estudos recentes indicam que a Serra da Mantiqueira é um laboratório vivo e a riqueza da sua biodiversidade ainda pouco conhecida. Pesquisadores estão descrevendo um número imenso de espécies novas para a ciência, entre plantas, anfíbios e lepidópteros que ainda não eram conhecidas.

Conclusão: Preservar as  nascentes da Serra da Mantiqueira  é garantir estabilidade hídrica e qualidade ambiental para nossa região, já que suas águas contribuem para o abastecimento da bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.

AgradecimentoAgradecemos aos voluntários da UPS que se deslocaram de São Paulo para participar dessa ação de plantio  com a gente. As escolas de São Paulo e São José dos Campos, pela produção das mudas e participação no plantio.  Ao Professor Carlos Humberto Biagolini, idealizador da proposta.   A Dona Benedita ( São Bento do Sapucaí)  que acreditou na importância do nosso trabalho e nos acolheu com muito carinho na sua propriedade para realização do plantio. Foram 500 mudas plantadas em São Bento.  Ao Sr. Antônio Cabral, que recebeu 500 mudas e plantou na sua propriedade em São José dos Campos.

Período: 2015 - atual


Nenhum comentário:

Postar um comentário