BEM VINDOS AO ENO BRASIL!

ENO Schoolnet é uma rede global para o desenvolvimento sustentável e paz no planeta. Escolas ao redor do mundo estudam as questões ambientais, compartilham conhecimentos e resultados de aprendizagem e fazem pactos concretos para alcançar o equilíbrio com o planeta. É coordenado pelo Programa ENO sediado em Joensuu, na Finlândia. Conta com o apoio de inúmeras organizações e redes, incluindo a Organização das Nações Unidas para o Ambiente.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

CONCURSO ENO UPCYCLE

        Vamos construir uma banqueta de material reciclado?


PROFESSORES:  -  Que tal incentivar seus estudantes a definir suas próprias tendências com a construção de uma banqueta?
Esta proposta mostra como a criatividade pode reduzir o desperdício enquanto traz diversão. Vamos encontrar alegria na criação. Vamos gostar de aprender trabalhos tradicionais como tricotar e bordar. Vamos nos divertir fazendo algo com nossas mãos. Vamos todos upcycle!

PROPOSTA: criar uma banqueta
O desafio é criar um pequeno banco que possa ser usado em casa, na sala de aula, biblioteca escolar ou num canto da escola.
Precisa ser uma peça real e funcional.

MATERIAIS
O banco deve ser construído a partir de materiais usados.
Não há limite para os tipos de materiais, mas o produto final deve conter um elemento ligado à sua cultura (veja abaixo).
Qualquer material necessário para a construção da banqueta (como cola, barbante, pregos, parafusos ou outros materiais similares) é permitido.

VOCÊ PODE MOSTRAR O SEU PATRIMÔNIO CULTURAL ATRAVÉS DE:
- Material usado para criar o banco/banqueta: madeira, pedra, lã, bambu, tecido, tapetes, etc.
- Dos objetos que você incorpora em seu banco, dando-lhes uma nova função (instrumentos, móveis, almofadas, pneu, guarda-chuvas, roupas, panelas...) pode ser praticamente qualquer coisa!
- Da técnica usada para decorar o banco (costura, pintura, tricô, bordado, mosaico, patchwork) ou
- De padrões culturais do Brasil.
Além de usar materiais que representam sua cultura, você deve usar materiais disponíveis no ambiente em que você vive. Isso pode ser praticamente qualquer coisa: jornais velhos, livros antigos, pedaços de madeira, sacolas plásticas, garrafas plásticas, etc.  Mas não se esqueça de adicionar também um elemento da sua cultura.

IMPORTANTE!
Aprenda a reconhecer a beleza do próprio material. Não transforme o material em algo que ele não é: -  não há necessidade de fazer plástico parecer mármore e gesso parecer ouro.  Encontre a beleza na imperfeição da madeira flutuante ou numa xícara quebrada. Quando aprendemos a amar a imperfeição das coisas, este será o primeiro passo para aceitar e amar nossas próprias imperfeições.
A possibilidade de usar qualquer coisa não significa que você precisa usar tudo! Escolha sabiamente. Você tem a oportunidade de apresentar sua herança cultural. Nós realmente gostaríamos de aprender com você!


REGRAS
- Você não deve enviar o objeto em si, mas uma descrição e fotos do banquinho sendo usado.
-DIMENSÕES: As banquetas geralmente não são maiores que 30cm x 30cm x 30cm, mas isso é flexível e seu banco pode ser diferente em forma e tamanho! Ajuste-o ao seu uso, pois ele precisa funcionar para você.
- Tire três fotos, em diferentes ângulos, do seu banquinho sendo usado. Tente criar o melhor cenário e atmosfera que combina com seu banquinho!
Cada envio, com no máximo três fotos, deve ser claramente identificado em inglês:
1. Nome completo do (s) autor (es)
2. Categoria de idade
3. Nome da escola
4. Endereço Completo da escola
5. País
6. Nome do professor/colaborador
7. E-mail para contato
8. Descrição do património cultural utilizado
-  Cada escola é limitada a três inscrições

INSCRIÇÕES
Todas as inscrições devem incluir  as informações acima e três fotos (jpeg) e devem ser enviadas por e-mail para : enoart@enoprogramme.org  até o dia 31 DE MARÇO DE 2019

CATEGORIAS
- 6 - 15 anos – Ensino fundamental
- 15 - 19 anos  -  Ensino Médio
- Professores
AVALIAÇÃO, JULGAMENTO E PRÊMIOS
 Sua obra será julgada por:
- Melhor Apresentação
- Melhor Uso de Material
- ORIGINALIDADE E CRIATIVIDADE
PREMIAÇÃO
- Os vencedores serão selecionados por um júri internacional, composto por quatro especialistas, provenientes de diferentes continentes.
- Prêmios em dinheiro de 250 € serão concedidos ao melhor projeto em cada categoria!
- Os cinco principais projetos receberão um diploma, assinado pelo PROGRAMA ENO e pelo júri internacional.
- Cada participante receberá um certificado, assinado pela ENO e pelos membros do júri internacional.
- Todas as inscrições serão exibidas na galeria online.

Estamos ansiosos para ver os resultados da sua criatividade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário