Bem Vindos ao ENO BRASIL!

BEM VINDOS AO ENO BRASIL!

ENO Environment Online é uma rede global para o desenvolvimento sustentável e paz no planeta. Escolas ao redor do mundo estudam as questões ambientais, compartilham conhecimentos e resultados de aprendizagem e fazem pactos concretos para alcançar o equilíbrio com o planeta. É coordenado pelo Programa ENO sediado em Joensuu, na Finlândia. Conta com o apoio de inúmeras organizações e redes, incluindo a Organização das Nações Unidas para o Ambiente.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

ENO TREE PLANTING DAY na mídia

Plantio de árvores no Brasil com estudantes

O ano de 2011 é declarado pelas Nações Unidas o Ano Internacional das Florestas. Sediada na Finlândia, a rede global ENO (Environment Online) está em ação desde 2000 reunindo escolas do mundo inteiro para o plantio de árvores. A Embaixada da Finlândia no Brasil é uma embaixada de valores ecológicos e preocupada com o desenvolvimento sustentável. Sendo assim, realizamos a cooperação no plantio de árvores com a escola primária Colégio do Sol, uma excelente demonstração da filosofia verde da embaixada.

Línguas estranhas e nomes incomuns

Pohjoismainen puunistutus
A secretária contratada local, Hana Gallina, é estudante de biologia e tem motivado outros funcionários da embaixada também com novas iniciativas de reciclagem. Sua atuação foi efetiva no dia ENO convidando o Colégio do Sol para a ação conjunta no plantio de árvores com a presença de aproximadamente 30 crianças com idade abaixo dos 10 anos, o diretor e alguns educadores do colégio.

Meta 6000 árvores

Eno puunistutus poika ja taimiO plantio em si foi rápido, pois eram dezenas de pares de mãos prontas para cavar o solo vermelho de Brasília. Finlândia, Noruega, Dinamarca e Suécia plantaram suas árvores num ponto de contribuição do Colégio do Sol à conservação da natureza, em frente a entrada da escola. O diretor do Colégio saudou todos os países e deixou as portas abertas para retornarem em setembro, pois a escola está com a intenção de plantar 6000 árvores neste ano, em cooperação com parceiros públicos e privados, e os alunos estão envolvidos neste projeto desde o cultivo das sementes no viveiro da escola até o plantio e cuidado relacionados nos bosques escolhidos.
O dia terminou com um sorriso no rosto e uma pequena risada em desejo de que não terminasse. No caminho para casa, todos estagiários comentaram o quão impressionado estavam pela paixão aos valores verdes que foram despertados naquelas crianças por dias de trabalho em plantios realizados com outros estudantes. Este movimento já havia gerado um símbolo e dado significado à essas crianças.  
Mikko Riippi
CIMO-Estagiário, Embaixada da Finlândia em Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário