Bem Vindos ao ENO BRASIL!

BEM VINDOS AO ENO BRASIL!

ENO Environment Online é uma rede global para o desenvolvimento sustentável e paz no planeta. Escolas ao redor do mundo estudam as questões ambientais, compartilham conhecimentos e resultados de aprendizagem e fazem pactos concretos para alcançar o equilíbrio com o planeta. É coordenado pelo Programa ENO sediado em Joensuu, na Finlândia. Conta com o apoio de inúmeras organizações e redes, incluindo a Organização das Nações Unidas para o Ambiente.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Dicas para o dia ENO DE PLANTAR ÁRVORES


Segue algumas sugestões para o dia do plantio

1. Escolha árvores nativas, típicas para seu clima e região, encontre um lugar apropriado para as árvores que vão ser plantadas e cave os buracos com antecedência.

2. Escolha os alunos (as pessoas) que irão plantar essas árvores.

3. Convide pessoas da comunidade para plantar as árvores junto com vocês.

4. Escolha um aluno que fará um discurso rápido ( veja sugestão abaixo).

5. Escolha os alunos que irão tirar fotos e fazer uma reportagem durante a ocasião. (É importante registrar essas atividades).

6. Convide outras pessoas, a mídia local e procure envolver as pessoas da comunidade. Escolha alguém para um breve discurso sobre a importância da preservação das florestas.

7. Na hora do plantio, além do discurso, os alunos podem representar uma peça, cantar uma música ou realizar alguma atividade para reforçar a importância desse dia.

8. Reúna o grupo ao redor de uma das árvores plantadas para uma foto que será enviada para montagem do painel internacional dos participantes. ( Envie a foto para brazil@enoprogramme.org com o nome da escola, cidade, estado, número de participantes e número de árvores plantadas )

9. Faça um vídeo ou uma reportagem com o trabalho ambiental realizado pelos alunos e nos envie para inspirar outras escolas do mundo.

Discurso para o dia do plantio

O lugar onde a gente vive é importante para nós. Não apenas localmente, mas globalmente. Hoje é o momento para focar nossa atenção na Biodiversidade do planeta. Este evento é feito por muitas escolas ao redor do mundo. Nós plantamos árvores hoje com nossos amigos do Norte, Sul, Leste e Oeste. As primeiras árvores foram plantadas na Oceania e, seguindo o sol, mais árvores são plantadas na Ásia, Europa e África. E, finalmente plantamos nossas árvores no chão das Américas. Como este ano é comemorado o Ano Internacional das florestas e Ano Internacional para os povos afrodescendentes, é uma oportunidade para se aprender melhor sobre como conviver com as diferenças e crescer com nossas árvores rumo a um futuro sustentável.

Qualquer dúvida, estou à disposição de vocês.
--
Rosa Maria Sousa Santos
Coordenadora ENO no Brasil




Nenhum comentário:

Postar um comentário