Bem Vindos ao ENO BRASIL!

BEM VINDOS AO ENO BRASIL!

ENO Environment Online é uma rede global para o desenvolvimento sustentável e paz no planeta. Escolas ao redor do mundo estudam as questões ambientais, compartilham conhecimentos e resultados de aprendizagem e fazem pactos concretos para alcançar o equilíbrio com o planeta. É coordenado pelo Programa ENO sediado em Joensuu, na Finlândia. Conta com o apoio de inúmeras organizações e redes, incluindo a Organização das Nações Unidas para o Ambiente.

domingo, 21 de agosto de 2016

CONVITE - PARTICIPE DO ENO TREE PLANTING DAY, dia 21 de setembro de 2016







Que tal participar de um projeto internacional de preservação do meio ambiente? 

 É o “ENO TREE PLANTING DAY” a ser realizado no dia 21 de Setembro de 2016 ao meio dia (GMT- Greenwich Mean Time). As primeiras árvores serão plantadas ao meio dia na Oceania. Seguindo o sol, novas árvores serão plantadas na Ásia, Europa e África. Finalmente esta corrente alcançará as Américas. A Terra gira e em cada lugar novas árvores terão encontrado o seu chão. Nosso objetivo é plantar 100 milhões de árvores até 2017.
ENO TREE PLANTING DAY é uma ação mundial de plantio de árvores que simboliza a paz e continuidade da vida. ENO TREE PLANTING DAY é organizado duas vezes por ano, em maio e em setembro e conecta jovens e adultos do mundo a refletir sobre as questões ambientais, através da escola virtual ENO.
O tema do dia 21 de setembro de 2016 é "os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS): blocos de construção para a paz." Os 17 ODS foram selecionados por consenso por  líderes de governo e de estado numa conferência histórica. A nova e ambiciosa agenda de 2030 convoca os países para iniciar esforços para alcançar estas metas nos próximos 15 anos. Os objetivos visam acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todos, assim como para alcançar a paz no nosso tempo.

Como participar do Plantio de árvores do PROGRAMA ENO ?

É só registrar sua escola ou grupo no site: http://treeday.enoprogramme.org/ e realizar o plantio das árvores no dia 21 de setembro. Para essa ocasião pode convidar outras pessoas para participar com você. Todo participante receberá um certificado.
No dia do plantio, tire fotos do evento e mande para brazil@enoprogramme.org com cópia para dulce.casarin@enoprogramme.org com uma mensagem incluindo: nome da escola/grupo, cidade, estado e país, número de participantes e número de árvores plantadas para montagem do painel internacional dos participantes. Lembrando que a Instituição escolar deverá obter autorização dos pais (e mantê-la em arquivo) para fins de publicação da foto no site. Também é importante que você adicione as fotos no site do Programa ENO (http://treeday.enoprogramme.org)onde você fez o registro da sua escola/Instituição. Qualquer dúvida, entre em contato com:

Dulce P.Casarin – Coordenadora Nacional ENO– dulce.casarin@enoprogramme.org
Rosa M.S.Santos - Coordenadora Nacional ENO - rosa.sousant@enoprogramme.org
                                                    
Visite o nosso site treeday.enoprogramme.org

sábado, 20 de agosto de 2016

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS ENO

Para conhecer um pouco mais sobre as ações ambientais nas ESCOLAS ENO, basta acessar o livro
"Planting seeds of Action" (Plantando Sementes de Ação), disponível online em Inglês e Português:

PLANTING SEEDS OF ACTION   - The environmental learning process of ENO Schools since 2000.

PLANTANDO  SEMENTES DE AÇÃO (Livro em Português)
O Processo de Educação ambiental nas Escolas ENO desde 2000.


https://issuu.com/enoprogramme/docs/seedsofaction-por/1        (versão do livro em Português)

Colégio Estadual Tiradentes - Umuarama- VIDEO SOBRE O PROJETO


PROJETO ÁRVORES DA VIDA  e  ENO PROGRAMME - Environment online

Colégio Estadual Tiradentes - Umuarama


Professor Carlos Alberto Bassalobre

Colégio estadual Tiradentes Ensino Fundamental e Médio- Umuarama


ENO TREE PLANTING DAY 2016

O Professor Carlos Bassalobre, responsável pelo projeto diz:
 " O objetivo de nosso projeto é além de resgatar espécies de arvores que estão em extinção como o cedro e o pinheiro de araucária, que é a árvore símbolo da região sul, temos também em nossa estufa árvores como a hoity, que pode ser plantada dentro das cidades, o ipê para as áreas rurais, e a melgueira que é fornecida para os agricultores rurais especialmente os apicultores. Na estufa da escola temos algumas variedades de arvores frutíferas. Todas as mudas são ofertadas a comunidades locais em Igrejas e em um hospitais, além de ser ofertadas aos agricultores do município, temos produzido milhares de mudas de árvores no decorrer do ano letivo."

Plantio de 700 mudas em áreas degradadas:

Alunos e alunas durante o plantio de árvores no dia 19 de agosto de 2016.

Adicionar legenda

  





Escola Estadual Padre Jorge Scholl - Ubiratã

ENO  TREE  PLANTING   DAY    2016

Plantio de 30 mudas  de  Umbrella magnolia (Magnolia tripetala)



Direção: Fabrício G. Fabris.













Escola Estadual Padre Jorge Scholl 
Ubiratã- Paraná