Bem Vindos ao ENO BRASIL!

BEM VINDOS AO ENO BRASIL!

ENO Environment Online é uma rede global para o desenvolvimento sustentável e paz no planeta. Escolas ao redor do mundo estudam as questões ambientais, compartilham conhecimentos e resultados de aprendizagem e fazem pactos concretos para alcançar o equilíbrio com o planeta. É coordenado pelo Programa ENO sediado em Joensuu, na Finlândia. Conta com o apoio de inúmeras organizações e redes, incluindo a Organização das Nações Unidas para o Ambiente.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Escola Dinorá Brito na RIO+20

Alunos e professores da Escola Dinorá na RIO+20


A vontade de mudança  e a intenção de assumir responsabilidades pautaram as atividades da juventude na Rio+20. Ao contrário das gerações mais velhas, os jovens brasileiros aprenderam desde cedo nas escolas a importância de respeitar o meio ambiente, e é por isso, que eles  tem um papel especial na sociedade em favor da sustentabilidade. 

A Conferência das Nações Unidas Sobre o Desenvolvimento Sustentável, aconteceu no Rio de Janeiro  em junho de 2012 – vinte anos após o marco que representou a Cúpula da Terra (Rio 92). Foi um encontro muito importante que reuniu lideres mundiais juntamente com milhares de participantes do setor privado, ONGs e outras organizações para formular soluções que possam ajudar a reduzir a pobreza, promover maior igualdade social e principalmente a oportunidade discutir o mundo que queremos para daqui a vinte anos.
Os problemas que enfrentamos no mundo hoje não são novos, mas certamente mais graves e complexos. À medida que a população mundial aumenta, nós enfrentamos questões como segurança alimentar, falta de água, mudanças climáticas, e são os povos mais pobres do mundo que enfrentam as piores situações. Mais do que nunca, a transição para um novo tipo de desenvolvimento que tenha como pilares o bem estar social, a prosperidade econômica e a preservação ambiental se faz necessária
A participação dos estudantes da E.E. Profª. Dinorá P. R. Brito na Conferência aconteceu através do convite feito pelo Sr. Mika Vanhanen, diretor do  Programa ENO – que é uma Rede Global para o desenvolvimento sustentável sediado em Joensuu, na Finlândia que tem o objetivo de plantar cem milhões de árvores no mundo.   A escola participa do Programa ENO desde 2009 e já plantou mais de dez mil árvores na região
Durante a participação na Conferência os estudantes entraram em contato com a grande diversidade de culturas e pensamentos e tiveram a oportunidade de presenciar vários processos de discussão sobre economia, política, meio ambiente e sustentabilidade. Foi uma experiência gratificante, pois  potencializa o  protagonismo dos jovens, que passam de espectadores das decisões tomadas pelos governos, a participantes ativos de uma construção política que pertence a todos.
Para Janaina Verdum, aluna do 2º Ensino Médio,  “Foi um sentimento  inexplicável participar de um acontecimento tão importante para o planeta, pois, eu tive a oportunidade de conhecer pessoas com várias opiniões diferentes, mas com o mesmo desejo que o meu,  colaborar para um mundo melhor. Experiências como esta são grandes incentivos para que os estudantes participem não só dos problemas ambientais da escola  mais se envolvam em outras questões políticas e educacionais.”  

O estudante Emanuel Coutinho do  1º ano Ensino Médio, conta que  a oportunidade de participar da Conferência e ter  contato com outras pessoas e culturas foi única, encontrou pessoas  de várias partes do mundo, que viajaram dias para participar das discussões. - Eu me senti privilegiado pela oportunidade pois estudando sempre em  escola pública, nunca pensei que seria possível participar de um evento mundial.   Alisson Augusto, estudante do 1º EM, acredita que o encontro promove muito mais que discussões ambientais. – São trocas de experiências e valores culturais que não vivenciamos no cotidiano escolar, além da oportunidade de treinar meu  inglês com  pessoas de línguas diferentes e  lugares distantes. Foi uma experiência que marcou a minha vida, pois só vamos ter outra Conferência daqui a 20 anos.
Claudia Renata Vilela, Diretora do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de São José dos Campos e a Professora Rosa Maria.

sábado, 23 de junho de 2012

Visita de Mika Vanhanen à Niterói


 Ana Lemos, Ângela, Carmen Simeone, Mika Vanhanen, Ramón Abeyá, Clarice Maia, eu, Janie Garcia, Eduardo Pane, Karine Macedo e Luíza Alencastro no Laboratório Horto Viveiro (LAHVI) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

 Mais Sônia Rodrigues e Gustavo Motta, aqui junto a um cedro de 17 anos

 Uma árvore foi plantada pelo finlandês durante a visita ao campus da UFF.

    Uma data marcante pelo encontro de educadores ambientais da cidade.

 Percorremos parte da trilha do morro do Gragoatá

 Lançamento do livro "Planting seeds of action" no 3º Salão da Leitura. 
A participação voluntária da Clarice como intérprete fez toda a diferença!

Mr. Mika Vanhanen com a Subsecretária de Educação de Niterói, 
Cléa Monteiro.

A Fundação Municipal de Educação (FME) adquiriu 5 exemplares do livro para as bibliotecas populares municipais. Foi um dia especial em que foram plantadas sementes de ação. 

quarta-feira, 20 de junho de 2012

ENO na Rio +20

Rio+20 - BRASIL - Comitiva ENO com a Ex- Presidenta da Finlândia Tarja Halonen
A Sr. Tarja Halonen ( Finlândia) com Mika Vanhanen - Fundador ENO, Kalaimani, Coordenador Ásia e Professor Rajeev, coordenador da Índia.


sábado, 16 de junho de 2012

ENO MALÁSIA no Brasil


Coordenador ENO-ÁSIA, Sr. Kalaimani na Escola Dinorá Brito

Vivemos um momento em que os problemas socioambientais nos desafiam a usar a criatividade e mobilização para aumentar as ações do programa, envolver outras pessoas  e decidir nosso futuro coletivamente.



sexta-feira, 15 de junho de 2012

Plantio em Santa Luzia, Minas Gerais

ENO TREE PLANTING DAY na Escola Estadual São João da Escocia, Santa Luzia, Minas Gerais.
Plantio de 500 árvores.
Responsável : Professora Nilda Tome De Sousa

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Plantio em Ataléia, MG



A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, situada a Rua Frei Gaspar, 220, Centro, Fidelandia, Ataléia, Minas Gerais, Brasil, realizou o Projeto Eno Plantio de Árvores que durou uma semana. Os alunos, sob orientações dos professores fizeram a jardinagem no canteiro central da Praça Frei Angelo com 450 mudas de mini exórias, nos outros dias fizeram apresentações na escola e plantaram 60 mudas nativas doadas pelo IEF nas ruas e nas margens do Rio São Mateus e no dia 22 de maio os alunos encerraram o projeto dentro da escola com apresentações, palestras e plantio de mudas.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Ilha Solteira, SP

ETEC ILHA SOLTERIA, SP


No Brasil, na cidade de Ilha Solteira em São Paulo, no dia 22 de maio de 2012 alunos do curso Técnico em Meio Ambiente, Ensino Médio, Professores e apoio da Prefeitura realizaram o plantio de 40 mudas de árvores.

ENO no Mundo - Tailândia

ENO TREE PLANTING DAY - Tailândia

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Lidianópolis-Pr

Plantio  de Árvores nas margens do Rio Ivaí.

Escola Estadual do Campo Benedito Serra - 
Ensino Fundamental, de Porto Ubá - Lidianópolis-Pr.


Escola Estadual José Bonifácio Nogueira



ENO TREE PLANTING DAY na Escola Estadual José Bonifácio Nogueira - MG/Brasil
Nº de Participantes: 1000 Alunos e comunidade 
Nº de árvortes plantadas: 2.500 mudas de espécies nativas e de arborização

Niterói, RJ


 Jornal O Fluminense, sábado, 19/05/2012, página 3 (o evento foi divulgado também no site da FME e no blog Educação Niterói). Este ano 27 escolas se inscreveram para participar do dia mundial de plantar árvores (ENO Tree Planting Day), aproximadamente um terço de toda a rede, do Centro à Região Ocêanica, passando pelas zonas norte e sul das Praias da Baía e Pendotiba. A iniciativa - uma parceria entre o Tempo de Escola e o NAI (Núcleo de Ações Integradas)* - busca promover práticas educativas voltadas para o meio ambiente e ações coletivas envolvendo a comunidade escolar, além do aproveitamento dos espaços com solo nas unidades de ensino.
São elas:
E. M. Adelino Magalhães
E. M. Alberto Francisco Torres
E. M. Altivo César
E. M. Ayrton Senna
E. M. Elvira Lúcia Esteves de Oliveira
E. M. Diógenes Ribeiro de Mendonça
E. M. Governador Roberto Silveira
E. M. Honorina de Carvalho
E. M. João Brazil
E. M. José de Anchieta
E. M. Noronha Santos
E. M. Prof. André Trouche
E. M. Prof. Marcos Waldemar de F. Reis
E. M. Profª Bolívia de Lima Gaétho
E. M. Profª Lúcia Mª Silveira Rocha
E. M. Sebastiana Gonçalves Pinho
E. M. Vera Lúcia Machado
E. M. Vila Costa Monteiro
UMEI Alberto de Oliveira
UMEI Dr. Paulo César de Almeida Pimentel
UMEI Írio Molinari
UMEI Lisaura Machado Ruas
UMEI Maria Luiza da Cunha Sampaio
UMEI Marly Sarney
UMEI Neusa Brizola
UMEI Renata Magaldi
UMEI Senador Vasconcelos Torres...

As mudas no pátio da Fundação Municipal de Educação, no Centro. Elas vieram dos hortos do Jardim Botânico (Rio de Janeiro), da CLIN e de Itaipu (Niterói)...

Ipê amarelo plantado ano passado na calçada da UMEI Paulo César Pimentel...

Na E. M. Vila Costa Monteiro (Ititioca) os plantios começaram na segunda 21...


Na E. M. João Brazil (Morro do Castro) o dia 22 foi só o começo dos plantios. Foto de Débora Kopke (turma 7A). 



*Agradecimentos especiais à Sônia Maria Rodrigues e Carlos Eugênio Sá.


Escola Estadual "Dom Bosco"


Foi gratificante a participação da Escola Estadual "Dom Bosco". O envolvimento de alunos, funcionários e da comunidade foi relevante. 210 pessoas ao todo participaram do projeto. Iniciamos no dia 21 com a ornamentação do pátio escolar, local onde seria realizado a cerimônia do dia Eno. No dia 22 às 7 horas da manhã, todos os participantes receberam um saboroso café da manhã, organizado pelos funcionários e escola. Após o café foi realizado um culto em ação de graças pela árvore. Entre orações, ofertório dos elementos da natureza, os alunos apresentaram também música e dramatizações. O culto foi lindo e ao final a professora Jane fez a conscientização para a preservação, valorização do meio ambiente, frizando o objetivo do dia Eno que era plantar árvores e cuidar das mesmas, contribuindo assim para a sustentabilidade e melhoria do planeta Terra. Todos cantaram o hino nacional, discursou a diretora da escola,  um aluno do 7º ano e o vereador da comunidade Geraldo Alves. A seguir todos os participantes foram presenteados com uma das 220 mudas de árvores doadas pelo IEF de Lagamar. Foi realizado o plantio de 30 mudas na escola no jardim, horta e em volta da quadra escolar. Ás 10 h e 30 minutos, alunos e professores foram para a praça arborizada da comunidade onde realizaram o piquinique ecológico. Várias atividades foram realizadas pelos alunos como concurso do melhor desenho de uma árvore da praça, montagem de uma paisagem ambiental com folhas e galhos caídos, etc.Ao final houve confraternização e lanche. Todos gostaram e irão participar novamente em setembro.

Passa Tempo, MG

ENO TREE PLANTING DAY na  E. E. Cel. Américo Augusto de Oliveira, localizada em Passa Tempo, estado de Minas Gerais/ Brasil. Sob supervisão das professoras de Ciências e Biologia, os  alunos plantaram 4 mudas da árvore Calitemo, espécie nativa do cerrado mineiro.
Marialva ( professora de Ciências)

Terra mais verde - ENO na mídia



Por sua extensa área urbana verde, Goiânia se destaca como a segunda cidade mais arborizada do mun­do e a primeira em qualidade de vida no País. A manutenção e melhoria deste padrão é responsabilidade de todos.
Ao assumir o compromisso de educar para a vida, a Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio de ações voltadas para o desenvolvimento sustentável do município, busca incentivar propostas que fomentem a consciência ambiental da comunidade educacional.
"O cuidado e o respeito às diferentes formas de vida são adquiridos por meio de ensinamentos repassados através de atividades elementares como o plantio", afirma Sílvia de Freitas Alves, mestre em educação ambiental e apoio técnico pedagógico da SME.
No dicionário, o ato de plantar árvores ou plantas arbóreas é denominado "arborização". Em iniciativa inédita, a Educação Municipal em parceria com a PUC-GO (Pontifícia Universidade Católica de Goiás), integrou o ENO – Tree Planting Day (Dia da Arborização). 
A atividade, ocorrida no último dia 22, na Escola Municipal Professora Cleonice Monteiro Wolney, localizada nos Sítios de Recreio Mansões do Campus, contribuiu para o programa, adotado por educadores e estudantes em mais de 150 países, que tem como meta plantar 100 milhões de mudas de árvores até 2017.