Bem Vindos ao ENO BRASIL!

BEM VINDOS AO ENO BRASIL!

ENO Environment Online é uma rede global para o desenvolvimento sustentável e paz no planeta. Escolas ao redor do mundo estudam as questões ambientais, compartilham conhecimentos e resultados de aprendizagem e fazem pactos concretos para alcançar o equilíbrio com o planeta. É coordenado pelo Programa ENO sediado em Joensuu, na Finlândia. Conta com o apoio de inúmeras organizações e redes, incluindo a Organização das Nações Unidas para o Ambiente.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

MEGAPLANTIO EM SOROCABA


Maio 2012
As instituições participante do evento MEGAPLANTIO ESCOLAR, que envolveu 375 alunos de 3 escolas municipais, e resultou no plantio de 3.000 mudas, foram:

- E.M. “Basílio da Costa Daemon”
- E.M. “Mª de Lourdes A. de Moraes”
- E.M. “Zilah Dias de Mello Schrepel




Março, 2012
MEGAPLANTIO em Março  que contou com a participação de 30.000 pessoas e resultou no plantio de 100.000 mudas em Sorocaba, envolveu mais de 580 entidades, como grupos de jovens de instituições religiosas, escoteiros, escolas, universidades e empresas privadas.




Realização: Prefeitura de Sorocaba - Secretaria do Meio Ambiente

ENO TREE PLANTING DAY no BRASIL


Riachinho, BRASIL





A Escola Estadual José de Alencar,participou neste dia 22 de maio de 2012 do dia ENO de Plantar Árvores,uma iniciativa da SEE e Escolas em apoio ao Programa “ENO TREE PLANTING DAY”,com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e a paz no Planeta.

A Escola organizou com alunos do Ensino  Fundamental e médio o momento para o plantio de árvore no pátio da escola.Professores de Ciências  , biologia ,redação e inglês com supervisores da escola, mobilizaram seus alunos para participarem do plantio de árvores no pátio da escola,lembrando a todos que a árvore plantada é um símbolo de preservação e cooperação entre escolas do mundo inteiro no “Dia Internacional da Biodiversidade.”




Nesta reflexão a Escola Estadual José de Alencar participou deste evento plantando o “Ipê Amarelo”,considerado também símbolo do cerrado mineiro.Este momento foi coordenado pela Supervisora Elce Solange com a participação das demais educadoras:  Eliene Sara,  Professora Aldene  Ribeiro , Rejane Lopes, vice-diretora Edílvia Brandão/Secretárias Leia Maria e Lilene Silva.
Houve uma conscientização realizada por Neide Aparecida da Silva sobre o tema desta ação no ambiente escolar.Os alunos leram poemas como: “A Canção do Exílio “de Gonçalves Dias,”O Bicho” de Manuel Bandeira e o” Testamento de Uma Árvore” como também a ficha da planta “Ipê Amarelelo”.Para este acontecimento os alunos do ens.médio estiveram em viveiros da comunidade local,onde conseguiram mudas  e instruções para o plantio Pelo Senhor Fernando.
A diretora da escola Neide Aparecida da Silva e o educador José Wilson de Araújo mobilizador dos Jogos Esportivos na Escola ,estiveram presentes ao Evento  que aconteceu no período da manhã entre 8:00 ás 9:00 e a tarde a partir das 16:00.

Com certeza esse plantio é um pequeno registro deste momento que ficará para muitas gerações.

Riachinho/22 de maio de 2012


Seropédica, RJ



Participaram do evento 25 alunos do sétimo ano, professor de português Josiel e de ciências Fabiana, os alunos leram trechos da carta da Terra e cantamos a música de Beto Guedes intitulada "Sal da Terra".
246 mudas foram plantadas em copos de suco, recolhidos pelos alunos durante o recreio. Doamos as mudas para os alunos da escola plantarem suas casas; tivemos o retorno de que todas as mudas foram plantadas no quintal.

Arapoti, PARANÁ



COL.EST. RUI BARBOSA - EFMNP 
AV. LUIZ PINHEIRO, 1475 - CENTRO 
ARAPOTI - PR 

Arapoti, Paraná





DIA ENO DE PLANTAR ÁRVORES, o maior evento ambiental para escolas, 22/05/2012, ocorrido no Colégio Estadual Carmelina Ferreira Pedroso da cidade de Arapoti, no Paraná, Brasil.

Curitiba - Paraná



Nós do Colégio Estadual Protásio de Carvalho, CIC, Curitiba - Pr  Brasil, também participamos do plantio de árvores e conseguimos plantar, no Bosque do Colégio, 50 novas espécies.

Almenara – MG


E.E. Conde Afonso Celso
Almenara – MG
Brasil
Nº de participantes: 40 alunos
Nº de árvores plantadas: 15

Para a realização do “ENO TREE PLANTING DAY” foi feito uma parceria com IEF (Instituto Estadual de Floresta) que doou 15 mudas de Acácia Imperial e a Prefeitura Municipal de Almenara que disponibilizou os servidores para abrirem os buracos e a participação dos alunos que plantaram as mudas. Na ocasião a vice-diretora, Leila Machado Luz Lacerda, falou sobre a importância do ato e um aluno declamou um poema.

ENO no Mundo - Lituânia

Alunos plantam árvores na Lituânia

quarta-feira, 30 de maio de 2012

terça-feira, 29 de maio de 2012

Caratinga



Aconteceu no dia 22 de maio, o "Eno", dia de plantio de árvores, nas dependências do Colégio Estadual José Augusto Ferreira, sendo um projeto de âmbito internacional, idealizado pela professoraMaria do Carmo Gomes, juntamente com  os alunos do 2º ano (04), do Ensino Médio, sendo iniciado com o discurso da Diretora Elizabeth Xavier, seguido de uma  peça teatral, realizada pelos alunos do 2º ano, logo seguido de  outro discurso, proferido pelo aluno Luiz Henrique.

       O evento foi prestigiado com a apresentação do Coral Rita Costa Moreira, com sua música que foi entoada pelas crianças do 6º, 7º e 8º  anos, música esta, ensaiada pela professora de músicaPedrita Carvalho. Também prestigiaram o evento, autoridades como:  SICOOB, Polícia Militar do Meio Ambiente e Superintendência Regional de Ensino. Finalizando, os alunos realizaram o plantio de mudas de árvores nativas, entre as quais,  Jatobá, Canafistola, Jacarandá caviúna, Angico vermelho, Jacarandá Mimoso, no bosque da escola, denominado "Alonso Medeiros"



Fonte: http://colegioestadualjoseaugustoferreira.blogspot.com.br/, acesso em 07/06/2012 as 15:31.

Chopinzinho, PR



Nome da escola: Professora Thereza Furigo – APAE de Chopinzinho
Cidade: Chopinzinho
Estado: Paraná – BR
Nº de participantes: 20 pessoas
Nº de árvores plantadas: 50
Foram plantadas 50 mudas de árvores nativas em trecho das márgens do Rio Pedrosa, com o intuito de recompor a mata ciliar.
Através destes eventos como o ENO TREE PLANTING DAY destacamos que o envolvimento da escola nas causas ambientais é imprescindível, pois a participação é o cerne da aprendizagem. Educar é sentir, interpretar, conhecer e agir.
 Por isso, temos que agir imediatamente para diminuir os problemas dopresente e do futuro adotando medidas eficazes e atitudes ecologicamente  conscientes, voltadas para o exercício da cidadania quanto à  problematização e transformação das condições de vida e na ressignificação de nossa inserção no meio ambiente

Abadia Formoso-MG






A E.E. Nossa Senhora de Abadia Formoso-MG, está fazendo a sua parte no nosso Planeta. 


Plante uma Árvore e o Planeta agradeçe.

Plantio em Goiás

Plantio na Escola Municipal Cleonice Monteiro Wolney (Região Norte - Setor Samambaia)
 
Parceria com o Curso de Gestão Ambiental da PUC/GO


Organização do Evento (Alunos):

             Ortizon Vaz Vieira Filho
             Jairo Vasconcelos
             Thiago Ventura

Caratinga, Minas Gerais



Aconteceu no dia 22 de maio, o "Eno", dia de plantio de árvores, nas dependências do Colégio Estadual José Augusto Ferreira,em Caratinga, Minas Gerais, Brasil idealizado pela professora de geografia Maria do Carmo Gomes , juntamente com  os alunos do 2º ano, do Ensino Médio. Prestigiaram o evento, autoridades como:  SICOOB, Polícia Militar do Meio Ambiente e IEF que nos doaram a mudas, Superintendência Regional de Ensino, comunidade e demais funcionários da escola. Os alunos realizaram o plantio de mudas de árvores nativas, entre as quais,  Jatobá, Canafistola, Jacarandá caviúna, Angico vermelho, Jacarandá Mimoso, no bosque da escola, denominado "Alonso Medeiros

Teófilo Otoni. Brasil



Escola Estadual Prefeito Germano Augusto de Souza. Teófilo Otoni. Brasil

É  dever de todos enquanto cidadãos, ter a consciência que o meio ambiente é um bem comum e deve ser preservado para que futuras gerações não sofram pela falta dele. Estamos vivendo um momento em que o desenvolvimento tem se dado pela depreciação dos recursos naturais, onde a felicidade é buscada através do consumo arbitrário de um sociedade que se esquece que a destruição da natureza provoca sua própria extinção, uma vez que dependemos dela para sobreviver.
De fato, algo precisa ser feito.
Já está na hora de pensarmos em conjunto e em um futuro menos hostil.
A importância da união, para que a ideia de preservação, de consumo sustentável - durável, prevaleça e reflita por muito tempo em nosso mundo.
Nossas atitudes é que farão mudanças diretas nesse cenário.

"Comece fazendo o possível e logo você estará fazendo o impossível." São Francisco de Assis.

Sejamos nós que faremos diferenças.

Curitiba - PR



Colégio Emiliano Perneta na Cidade de Curitiba - PR  participou do evento do dia de plantar àrvores no período matutino sob a organização da Professora Graça Batista. Foi escolhido  a turma do 9º ano A ( 12 alunos) , plantaram  uma árvore frutífera (cerejeira).

MAR DE ESPANHA - MG






ESCOLA ESTADUAL DE MAR DE ESPANHA
MAR DE ESPANHA - MG
465 árvores plantadas

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Você já plantou uma árvore?


"O CEU Cidade Dutra não poderia ficar de fora desse evento singelo e ao mesmo tempo tão grandioso!!! Foi no dia 22/05 que convidados e colaboradores estiveram presentes no pomar do CEU para o plantio da nossa árvore: organizadores, autoridades, professores e alunos das unidades escolares, representantes da Gestão, o grupo da Brigada Mirim CEU Cidade Dutra e o grupo Reciclar-te. Todos ouviram atentos a leitura do discurso realizada pelo aluno Luiz, acompanharam as alunas Beatriz, Aurea e Bruna recitando a poesia com ternura, curtiram o rap ambiental do grupo Reciclar-te. Muito emocionante também foi participar do plantio da árvore... até os pequenos se envolveram sujando suas mãozinhas com terra. “Eu também quero plantar árvore...” diziam as crianças do CEI Cidade Dutra. Para encerrar esse momento as crianças repetiram: “Todos nós devemos plantar uma árvore em nossas vidas”, porque só assim colheremos bons frutos!! 
Todo mundo fez a sua parte seja com um bocado de terra ou com sua arte!! 
E você já plantou uma árvore em sua vida????
Fabiana Racovisk – Coordenadora de Projetos


Fonte: http://ceucidadedutra-educacional.blogspot.com.br/

São Paulo, SP


E.E.MARIA APARECIDA DE CASTRO MASIERO.
TOTAL DE MUDAS PLANTADAS : 37 ENTRE ÁRVORES E ARBUSTOS
ALÉM DO PLANTIO DE 37 MUDAS, EFETUAMOS TAMBÉM O PLANTIO DE 200 MUDAS DE PINHEIRO-DO-PARANÁ  (Araucária angustifólia)

Professor Carlos Humberto Biagolini

domingo, 27 de maio de 2012

São Paulo, SP



E.E. REVERENDO URBANO DE OLIVEIRA PINTO E O INSTITUTO EDUCAECO PARTICIPARAM DO PROJETO ENO TREE PLATYING DAY / 2012, TIVEMOS UM EFETIVO DE 100 DISCENTES A PRÁXIS AMBIENTAL PLANTANDO 15 ÁRVORES AO ENTORNO DO EQUIPAMENTO PÚBLICO ESCOLAR E APRESENTAÇÕES PEDAGÓGICAS DE NOSSOS ALUNOS EDUCADORES AMBIENTAIS MIRINS, FOMENTANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, TAL OBSTANTE FOI O ENVOLVIMENTO DO CORPO DE PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E GESTÃO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR E, HONRADO FOI A PARTICIPAÇÃO DAS AUTORIDADES EM SAUDE AMBIENTAL OS SRS. EDSON, JOÃO E VALDIR DA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO.

Profº Venâncio.

EDEM - VIVA AS ÁRVORES NATIVAS DO BRASIL



Na terça-feira da semana passada, foi comemorado o Dia Mundial do Plantio de Árvores. A data, que acontece em todo o mundo, tem como meta principal refletir sobre o desenvolvimento sustentável formando crianças preocupadas com ecologia e questões ambientais. Na EDEM, o dia não passou em branco: o professor de ciências Tito Tortori mobilizou os alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental 2, que fizeram um ato simbólico:
- Plantamos árvores nativas, como um pé de palmito Jussara e dois pés de cafés. Arrancamos 40 brotos de amendoeiras, que são da Índia, porque elas são invasoras, e não deixam as plantas nativas se desenvolverem. O plantio este ano foi simbólico, mas a ideia é que a gente faça um evento maior no ano que vem, com mapeamento das árvores da escola - diz o professor.



sábado, 26 de maio de 2012

Instituto Anchieta Grajaú





Foi com grande alegria que realizamos neste dia o plantio de 50 mudas de àrvores Nativas e frutíferas, envolvendo as crianças, adolescentes e jovens da nossa Instituição e comunidade.
 A valorização do meio ambiente,o cuidado,o respeito com a natureza e com o espaço do Anchieta, esse semente foi plantada.

                                                                                                             Marco Aurélio Monteiro
                                                                                                          Coordenador do Programa verdes

EE Prof. Gabriel A. Mendonça promove o Dia Eno de Plantar Árvores


Após várias etapas de preparação dos alunos durante as aulas de Práticas Agrícolas e Geografia com o Prof. Thiago Silva Vilela, reuniram-se alunos, professores, setor administrativo, autoridades e convidados para participarem do DIA ENO na E. E. “Prof. Gabriel Arcanjo de Mendonça”.
O Diretor da Entidade Sr. Cássio Fernando Cunha Alves fez a abertura do evento agradecendo a presença de todos e falando sobre a importância do evento e em seguida convidou a Sra. Ranúzia Carpanez que representante da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal que elogiou o evento e fez uma bela explanação sobre a importância do plantio de árvores nativas.
Os alunos apresentaram cartazes referentes ao tema e em seguida o Prof. Thiago convidou a Sra. Ranúsia para fazer simbolicamente o plantio da 1ª árvore e com a participação de todos os próprios alunos fizeram o plantio das árvores com aorientação do Professor Thiago.
Cada turma assumiu um árvore para cuidar. Foram plantadas árvores de várias espécies que foram doadas pelo IEF e Secretaria Municipal do MeioAmbiente que liberaram as mudas do Horto Florestal do Município. Mudas de pau-brasil, mogno, seringueira, cerejeira, vinhático,murici,pau-mulato, etc.
Após o plantio todos se reuniram na Biblioteca para assistirem um vídeo preparado pelos alunos.
Assista o video clicando aqui.
Fonte: PORTAL DA EDUCAÇÃO - SRE JUIZ DE FORA

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Niterói, RJ

E.E. JOÃO BRAZIL
NITERÓI, RJ
Plantio de  4 espécies de árvores ornamentais, todas nativas da Mata Atlântica - ipê amarelo, ipê rosa, quaresmeira e pata de vaca (branca) 

Participação das turmas 7A, 7B, 6B e 6C, cada uma responsável por uma muda.


FONTE: Em cada canto um canteiro cultivado

Colniza - Mato Grosso



EM COLNIZA - MATO GROSSO / BRASIL, FOI REALIZADO COM SUCESSO O PROJETO PLANTANDO ÀRVORES NO EQUIPAMENTO PÚBLICO DE ENSINO DO MATO GROSSO. FOI UM DIA ESPECIAL PARA NÓS PROFESSORES E ALUNOS QUE ALMEJAM O REFLORESTAMENTO EM TORNO DO INSTRUMENTO PUBLICO DE ENSINO E.E BERNARDINO GOMES DA LUZ, ENCERRAMOS O PROJETO DE CUNHO NOBILISSIMO EM PROL DO BIOMA TERRESTRE, ESTE TEVE COMO PARCEIRAS ONGS INSTITUTO EDUCAECO E ENO, FELICITO-ME E FAÇO VOTOS A TODOS OS PROFESSORES QUE PARTICIPARAM DESTE DIA, A DIREÇÃO/COORDENAÇÃO QUE FORAM SENSIVEIS À CAUSA AMBIENTAL, E A TODOS OS ALUNOS JOVENS DISCENTES EDUCADORES MIRINS QUE SE MOBILIZARAM - SE AO PLANTIO DAS ÁRVORES NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO."O PROJETO ENO TREE PLATIYING DAY" &/ou "SEMANA DO MEIO AMBIENTE" TIVERAM O APOIO DO JORNAL PRIMEIRA FOLHA, DA CIDADE DE COLNIZA - MT / Brasil, QUE TAMBÉM COMPARECEU PARA PRESTIGIAR  O NOSSO EVENTO, COM O OBJETIVO DE  INCENTIVAR OUTRAS INSTITUIÇÕES A FAZER O MESMO, EM PROL DO BIOMA TERRESTRE.

Atenciosamente.
Prof. Venâncio.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Rio de Janeiro, RJ




ENO TREE PLANTING DAY  realizado no Ginásio Experimental Carioca Anísio Teixeira no dia 22/05.

SÃO JOÃO NEPOMUCENO, MG



Após várias etapas de preparação dos alunos durante as aulas de Práticas Agrícolas e Geografia com o Prof. Thiago Silva Vilela, reuniram-se alunos, professores, setor administrativo, autoridades e convidados para participarem do DIA ENO na E. E. “Prof. Gabriel Arcanjo de Mendonça”.
         O Diretor da Entidade Sr. Cássio Fernando Cunha Alves fez a abertura do evento agradecendo a presença de todos e falando sobre a importância do evento e em seguida convidou a Sra. Ranúzia Carpanez que representante da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal que elogiou o evento e fez uma bela explanação sobre a importância do plantio de árvores nativas.
         Os alunos apresentaram cartazes referentes ao tema e em seguida o Prof. Thiago convidou a Sra. Ranúsia para fazer simbolicamente o plantio da 1ª árvore e com a participação de todos os próprios alunos fizeram o plantio das árvores com a orientação do Professor Thiago.
         Cada turma assumiu um árvore para cuidar. Foram plantadas árvores de várias espécies que foram doadas pelo IEF e Secretaria Municipal do Meio Ambiente que liberaram as mudas do Horto Florestal do Município. Mudas de pau-brasil, mogno, seringueira, cerejeira, vinhático,murici,pau-mulato, etc.
         Após o plantio todos se reuniram na Biblioteca para assistirem um vídeo preparado pelos alunos.

ENO TREE PLANTING DAY - EUROPA - 2012


Rio Preto - MG



A Escola Estadual Dermeval Moura de Almeida - Rio Preto - MG, participa do Dia ENO - Plantar Árvores, refletindo sobre as questões ambientais para alcançar a sustentabilidade. 

Plantio em São Paulo, SP



Escola Municipal de Educação Infantil Cidade Ademar II - São Paulo -
110 crianças participantes - 1 árvore(grumixama)

terça-feira, 22 de maio de 2012

Ewbank da Câmara/ Minas Gerais



Nome da escola: Escola Estadual Antônio Macêdo
Cidade: Ewbank da Câmara/ Minas Gerais
Participantes e nº de árvores plantadas:180 alunos, direção, supervisão, 08 professores e 02 funcionários. 
Foram plantadas 20 árvores, com discursos de alunos e direção da escola. Enquanto acontecia o plantio os alunos cantaram a música "Dias Melhores" Jota Quest.
Att.
Márcia

Arapoti, Paraná

Colégio Colônia Holandesa
Arapoti, Paraná, Brasil
40 Participantes
10 árvores plantadas

Almirante Tamandaré - Paraná



Os alunos da Escola Estadual Profª Terezinha E. Kepp - Almirante Tamandaré /Pr - Brasil - participaram do Dia Mundial de Plantar árvores e escolheram a família arecaceae - conhecido como Butiá que faz parte da nossa região . Foram escolhidos 12 alunos  de  2 a 3 alunos por sala para repassarem aos demais colegas  e cada sala dará continuadade no plantio e dos cuidados com as árvores .
Diretora Maristela Paes Nadaline

Sorocaba, SP


E.E Beathris Caixeiro Del Cístia 
ENO TREE PLANTING DAY - SOROCABA, SP 
Responsável : Professora Terezinha Ramos


Plantio em São José dos Campos, SP

ENO TREE PLANTING DAY na E.E. Profª Dinorá Pereira Ramo de Brito
São José dos Campos ,SP 


segunda-feira, 21 de maio de 2012

SÃO PAULO - ENO GREEN CITIES NETWORK!



Para comemorar o ENO TREE PLANTING DAY, acaba de ser  anunciado oficialmente  que a  cidade de São Paulo tornou-se a primeira ENO Green City  da América Latina. 

ENO TREE PLANTING DAY - ÍNDIA


100 Million Trees by 2017 Campaign

ENO Tree Planting Day 22 May 2012

Village Dudhai, Rajawala Dehradun, íNDIA

sábado, 19 de maio de 2012

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Como preparar o Dia ENO de plantar árvores


Plantio ENO, Niterói, 2011


Instruções :

Antes do evento

1.Registrar sua escola no site: http://treeday.enoprogramme.org
2.Plantar apenas espécies de árvores locais, típico para o seu clima e região e obter as mudas de árvores na secretaria de meio ambiente do seu município que pode ajudar também  nas instruções de como plantar a árvore.
3.Escolha locais adequados para as árvores e faça os berços com antecedência.
4.Escolha os estudantes que irão plantar as árvores e envolva as pessoas da comunidade.
5.Escolha um estudante para  um breve discurso e convide outras escolas e autoridades  locais para participar deste evento, provavelmente um deles poderá dar um breve discurso sobre a importancia do plantio de árvores.
6.Prepare-se para tirar fotos  durante a ocasião.
7.Você poderá  fazer um mapa do mundo com todos os países envolvidos no plantio de árvores e envolver a mídia local. No site ENO você encontra algumas atividades como teatro e  música.

No dia do evento

8. Reuna as pessoas no local do plantio e faça a abertura do evento com o discurso da diretora da escola, do aluno escolhido e  da autoridade convidada.
9. Não esqueça de  reunir o grupo para o plantio e tirar uma  foto ao redor das  mudas plantadas.

Depois do evento

10. Deixe sua mensagem no nosso livro de visitas na web: http://treeday.enoprogramme.org
11. Por favor envie um relatório muito curto incluindo:
a) nome da sua escola ou grupo
b) a sua cidade
c) o seu país
d) o número de participantes e nº de árvores plantadas
e) incluir apenas uma foto do seu evento (pois  temos mais  10 000 escolas participando)
12. Envie sua mensagem e 1 foto para o  e-mail:  photosamerica@enoprogramme.org e brazil@enoprogramme.org Essas fotos estarão  disponíveis mais tarde no site do evento formando um grande painel internacional de todos os participantes.
4. Se você fizer um  video do evento  colocá-lo on-line no Youtube e enviar um link para videos@enoprogramme.org.
5. Lembre-se, é muito importante  cuidar das árvores plantadas!

Discurso

O lugar onde a gente vive é importante para nós. Não apenas localmente, mas globalmente. Hoje é o momento para focar nossa atenção na Biodiversidade do planeta. Este plantio é feito por muitas escolas ao redor do mundo. Nós plantamos árvores hoje com nossos amigos do Norte, Sul, Leste e Oeste. As primeiras árvores foram plantadas na Oceania e, seguindo o sol, mais árvores são plantadas na Ásia, Europa e África. E, finalmente plantamos nossas árvores no chão das Américas. Como hoje é o Dia Internacional da Biodiversidade, é uma oportunidade para refletir sobre  nossas conquistas para proteger a biodiversidade e  focar nos desafios para um  futuro sustentável.