Bem Vindos ao ENO BRASIL!

BEM VINDOS AO ENO BRASIL!

ENO Environment Online é uma rede global para o desenvolvimento sustentável e paz no planeta. Escolas ao redor do mundo estudam as questões ambientais, compartilham conhecimentos e resultados de aprendizagem e fazem pactos concretos para alcançar o equilíbrio com o planeta. É coordenado pelo Programa ENO sediado em Joensuu, na Finlândia. Conta com o apoio de inúmeras organizações e redes, incluindo a Organização das Nações Unidas para o Ambiente.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Depoimentos - Escola João Brazil, Niterói, RJ


"Os alunos da Escola Municipal João Brazil (Niterói, RJ), empolgados com a experiência de trocar cartas com sementes com os alunos da Escola Profª. Dinorá Ramos Brito (São José dos Campos, SP), acolheram a ideia proposta pelo professor de Geografia de participar de um evento mundial de plantio de árvores.

O próximo passo foi conseguir as mudas. As doações foram feitas pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Juntos com o professor, dois alunos representantes auxiliaram no transporte. Foram obtidas 20 mudas, entre elas: pau-brasil, jabuticaba, pitangão e cacau. A chegada à escola foi marcada pela curiosidade dos alunos em saber quais seriam as espécies plantadas. Muitos demonstraram surpresa e admiração ao descobrirem a árvore que dá nome ao país ou a que dá o fruto a partir do qual se faz o chocolate. Cada turma plantou uma muda no canteiro em frente à sua sala de aula, para acompanhar de perto o seu desenvolvimento ao longo do ano letivo. De acordo com o porte da árvore, foi escolhido o local onde cada uma ficaria.

A intenção é transformar o terreno da escola em um jardim didático com plantas nativas do país e frutíferas, oferecendo aos alunos o contato com espécies da Mata Atlântica conhecidas apenas por livros. Foi um dia diferente e divertido, o que motivou a escola a realizar novos plantios, tamanho o envolvimento dos alunos. Desde então, a escola vem participando de todos os “ENO Tree Planting Day”, semeando práticas ambientais que culminaram em 2011 com a adesão de mais de 20 escolas da rede, incluindo creches, a esse evento mundial, por intermédio da Fundação Municipal de Educação de Niterói."  

Rogério Lafayette, Geógrafo, Professor da Escola Municipal João Brasil, Niterói, RJ.

terça-feira, 27 de março de 2012

Plantio em Franca, SP

Ação comemorativa do 10° aniversário do  Programa Eco-Consciente
Plantio de 200 árvores, Franca, SP. 

domingo, 25 de março de 2012

Depoimentos


“ O programa ENO foi introduzido na escola Dinorá com o trabalho da professora Rosa, por meio do desenvolvimento de projetos com enfoque ambiental. Pudemos perceber o interesse e o investimento dos alunos nas propostas, bem como a alegria que tinham ao participar dessas ações diferenciadas. Nesses anos em que o programa vem sendo aplicado, os estudantes tiveram a oportunidade de participar do plantio de árvores típicas da vegetação brasileira, puderam cultivar a horta na escola e cuidar de suas áreas verdes, e tiveram a riquíssima oportunidade de encontrar jovens estrangeiros participantes do programa, no intercambio cultural promovido com um grupo de jovens indianos.
Com esse trabalho, nossos estudantes aprendem sobre a importância da preservação ambiental, conscientizando-se de sua própria responsabilidade e do alcance de suas ações. Ao fazer parte de um programa de alcance mundial como o ENO, percebem-se parte de uma comunidade que vai além do contexto da escola e do bairro, e penso que essa experiência é extremamente valiosa para seu desenvolvimento como estudantes e como cidadãos.”

Mariana Chazanas, Psicóloga, Mestre em Educação, Voluntária do Programa ENO 

Experiências ENO na Escola Dinorá - Depoimentos

Evento para receber os alunos da  Índia na Escola Dinorá Brito, SJC, SP.



"Tenho  muito orgulho em dizer que faço parte de um programa internacional de práticas educacionais de conscientização e ação onde o plantio de arvores é o  mote  que simboliza o movimento através do mundo.
A experiência que tenho e que posso agora compartilhar é que não é só de teses e teorias que se adquire conhecimento, a prática é transformadora, a Escola Dinorá já desenvolvia ações de conscientização ambiental, porém sem os resultados que percebemos depois das atividades ENO, as crianças gostam tanto que nos cobram eventos entre os intervalos da agenda ambiental da escola, nos relatam quando vêem nas mediações escolares e em sua comunidade pessoas jogando lixo no córrego Cambuí, onde monitoram a água,  quando percebem queimadas na região de cerrado  no entorno da escola... e isso é que é aprendizagem,  quando nossas ações são transformadas através do conhecimento.
Outro fato importante a relatar é que no Brasil, especificamente em São Paulo o estudo de uma segunda língua, o inglês, é parte da grade curricular há muitos anos, entretanto as crianças nunca se interessavam pela língua e nunca se dedicaram em aprender, por influencia do intercambio que aconteceu entre os alunos ENO no Brasil e Índia percebemos o aumento de interesse e de motivação em aprender o inglês, mais um motivo a aplaudir.
A visibilidade que o programa trouxe as ações da escola também é objeto de comemorações, pois muitas ONGs, a mídia local, a própria Secretaria estadual de educação, instituições e outras escolas nos procuram para saber como é o programa quais ações desenvolve, quais resultados obtemos, para que também possam usar a experiência em suas unidades escolares. A Escola Dinorá depois do ENO ganhou visibilidade e credibilidade da comunidade, sentimentos estes que são fundamentais para o bom desenvolvimento dos alunos  percebemos isso através da melhoria dos índices e resultados . A construção de uma escola significativa é o que buscamos em nosso dia-dia, pois é nesta escola que transforma a vidas das crianças de vulnerabilidade social da qual faço parte que o Programa ENO veio contribuir."


                 Andréa Teixeira Reis, professora de Geografia da Escola Estadual Prof. Dinorá Pereira R. Brito. 

sábado, 24 de março de 2012

Depoimentos - Rio de Janeiro


"O Ginásio Experimental Carioca Anísio Teixeira é uma Escola associada à UNESCO desde de 1997 e foi através de informações internacionais veiculadas por este órgão que tomamos conhecimento do Projeto Enoenviromment, ao avaliar sua importância para a sustentabilidade do Planeta e a simplicidade de sua ação, foi feita a inscrição. A primeira participação data de 2007 com o plantio de uma árvore típica de nosso país: o Pau- Brasil, o evento foi organizado para que todos os alunos percebessem o valor do plantio de uma árvore e do desenvolvimento da PAZ interior e entre os homens.
O terreno na qual está situada a escola é amplo, sua terra fértil, as sementes e árvores plantadas até hoje, duas vezes ao ano em maio e setembro, florescem e frutificam tornando a colheita feita pelos alunos momentos de grande alegria. O aprendizado é ministrado pelo professor Edilson nas aulas práticas, preparar o solo, fertilizar a terra, cuidar do plantio e do desenvolvimento de cada árvore plantada são tarefas exercidas pelos alunos que adquirem hábitos saudáveis tornando-os protagonistas dessas ações em suas comunidades. Em 2008, os alunos encenaram a peça sugerida “The Drops of Life” , uma experiência educativa sobre animais ameaçados de extinção em seu habitat natural.
A participação da Escola no evento do porte desse Projeto traz engrandecimento em nosso fazer pedagógico ao promover o crescimento da consciência ambiental, ao possibilitar a participação dos jovens em suas escolhas no futuro, ao propiciar experiências nas quais certamente nortearão suas ações cidadãs e ao pensar o mundo global e localmente."  
Celi Araujo, Secretaria Nacional ENO e Diretora do Ginásio Anísio Teixeira