Bem Vindos ao ENO BRASIL!

BEM VINDOS AO ENO BRASIL!

ENO Environment Online é uma rede global para o desenvolvimento sustentável e paz no planeta. Escolas ao redor do mundo estudam as questões ambientais, compartilham conhecimentos e resultados de aprendizagem e fazem pactos concretos para alcançar o equilíbrio com o planeta. É coordenado pelo Programa ENO sediado em Joensuu, na Finlândia. Conta com o apoio de inúmeras organizações e redes, incluindo a Organização das Nações Unidas para o Ambiente.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Seja ECO ESPERTO

CAMPANHA MUDANÇAS CLIMÁTICAS
 

Todos nós temos que acordar para as mudanças climáticas, mas não com medo ou desespero. Cada um de nós temos  o poder de fazer a diferença. Mesmo pequenas mudanças no nosso comportamento diário pode ajudar a evitar as emissões dos gases do efeito estufa sem afetar a nossa qualidade de vida. Nós podemos desafiar  nossa família e amigos para fazer essa mudança. 
Você pode agir de forma inteligente na sua vida diária, na  sua casa, na escola, no trabalho e em sua comunidade.Você pode fazer essa mudança tão necessária para proteger o planeta do Aquecimento Global.

Seja ECO ESPERTO !  O Programa ENO convida escolas para estudar sobre as mudanças climáticas e organizar campanhas de sensibilização sobre a Eficiência energética . 
O tema irá se cristalizar na semana da campanha de 26-30 março com a Marcha dos Sapos no dia 28 de março de 2012.  Além disso, haverá um concurso para as escolas sobre as melhores campanhas de sensibilização sobre eficiência energética. 


domingo, 12 de fevereiro de 2012

Campanha de incentivo permanente à arborização

Qualquer pessoa poderá obter uma muda de árvore gratuitamente para plantio em endereço na cidade de São Paulo.



Para isso deverá dirigir-se a um dos parques municipais da cidade de São Paulo participantes da campanha* e no momento da entrega receberá orientação técnica e a Cartilha de Arborização Urbana, contendo dicas de plantio e cuidado com a árvore. A cartilha contém parte técnica ilustrada. O cidadão irá assinar  um Termo de Responsabilidade, onde consta um pequeno questionário a ser preenchido pelo munícipe informando as características do local onde pretende realizar o plantio. As informações necessárias são as seguintes:

  1. Endereço do plantio (OBRIGATORIAMENTE na cidade de São Paulo)
  2. Local para plantio: interno ou calçada
Plantio na Calçada:
  1. Largura da calçada:
  2. Comprimento da calçada onde será(ão) plantadas as mudas:
  3. Existe fiação no lado da calçada onde será(ão) plantada(s) a(s) mudas?
  4. Existem equipamentos públicos (poste, telefone, placas, caixa da SABESP, caixa de luz, caixa de TELEFONE ou gás) no lado da calçada em que será(ão) plantada(s) a(s) muda(s)? Caso afirmativo, qual equipamento?
  5. Existe(m) árvore(s) plantada(s) no lado da calçada em que será(ão) plantada(s) a(s) muda(s)?
Após a análise destes dados, o profissional da prefeitura avaliará qual espécie arbórea adequada para o plantio. Maiores informações poderão ser obtidas entrando em contato com algum parque municipal.
OBS: AS MUDAS POSSUEM CERCA DE 2,5 m a 3 m DE  COMPRIMENTO

Veja também:


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

ANO NOVO DAS ÁRVORES


Anualmente, na lua cheia do signo de aquário celebramos o Ano Novo das Árvores. 
Trata-se  de uma tradição judaica, que marca o momento em que seus ancestrais encerravam 
as colheitas. Hoje, dia 8 de Fevereiro é um dia muito especial em Israel e no mundo pois celebramos  o Ano Novo das árvores. É comum neste dia plantar árvores com amigos e 
comer frutos ancestrais que estão presentes no cultivo a milênios.  
No Brasil, convidamos os alunos a celebrar esta data em sintonia com a mãe natureza, 
plantando  e aprendendo sobre outras culturas. 

sábado, 4 de fevereiro de 2012

CONVITE - ENO TREE PLANTING DAY


Plantio na UNIVAP


Nosso próximo ENO TREE PLANTING DAY ocorrerá globalmente em 22 de Maio e o nosso objetivo é plantar 20 milhões de árvores no mundo.

Em 2012 teremos uma programação especial no mundo e estaremos na RIO +20 para debater a contribuição da educação ambiental como processo de permanente aprendizagem que valoriza as diversas formas de conhecimento  e promove o crescimento da consciência ambiental, expandindo a possibilidade da participação dos jovens como forma de fortalecer sua responsabilidade na  construção de  uma sociedade planetária mais eqüitativa e ambientalmente sustentável.

Para participar do ENO TREE PLANTING DAY  é só registrar sua escola ou grupo de jovens no site http://treeday.enoprogramme.org   e realizar o plantio das árvores no dia 22 de Maio.
Todo participante receberá um certificado por seus esforços. Além disso, haverá prêmios especiais para as Prefeituras e Instituições mais ativas.  Os Prêmios serão entregues na Rio + 20 em  Junho de 2012 pelo Fundador  Diretor do ENO, Sr. Mika Vanhanen.
No dia do plantio, tire fotos do evento e mande para brazil@enoprogramme.org com uma mensagem incluindo: nome da escola, cidade, estado e país, número de participantes e número de árvores plantadas para montagem de um painel internacional dos participantes.

Agradecemos a participação e estamos à disposição para qualquer esclarecimento.

Rosa Maria S. Santos
Coordenadora Nacional
brazil@enoprogramme.org

Discurso


Discurso do Dia ENO de plantar árvores


Nosso planeta é importante para nós. Não só localmente, mas também globalmente. Agora é a hora de  concentrar nos em  nosso  ambiente e na biodiversidade do planeta. Faremos isso em conjunto com  outras escolas, crianças e jovens em todo o mundo. Hoje vamos plantar árvores nas regiões Norte, Sul, Leste e Oeste. As primeiras árvores serão plantadas na Oceania. Então, seguindo o sol, as árvores serão plantadas na Ásia, Europa e África e finalmente as árvores serão plantadas no Norte e América do Sul. Milhares de escolas em mais de 150 países estão plantando árvores conosco. Este dia de plantio de árvores é organizado Pelo Programa ENO - Ambiente Online,  uma escola virtual e rede global para o desenvolvimento sustentável, na Finlândia.

A árvore plantada  é um símbolo para nós, pois  nos lembra a importância de preservar a  natureza e a cooperação entre escolas do  mundo. As escolas  já  plantaram 7 milhões de  árvores e o nosso  objetivo  é plantar 100 milhões de árvores até 2017.

Hoje é o Dia  internacional da  biodiversidade. A Biodiversidade é essencial para manter os sistemas vivos naturais  essenciais para a nossa vida.
Precisamos refletir sobre nossas conquistas para proteger a biodiversidade e focar nos desafios futuros.
Agora é a hora de agir e esperamos crescer junto com as nossas árvores para um futuro sustentável!

A biodiversidade é nossa a vida.


quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Instruções para preparar o Dia ENO de plantar árvores 2012


A principal atividade do Programa ENO é o plantio de árvores - ENO TREE PLANTING DAY, que acontece em mais de 150 países sempre em Maio e Setembro.  Escolas e grupos de jovens organizam o evento, na escola ou na comunidade, com música, teatro e ações coletivas de limpeza além do plantio de árvores.  É um dia de conscientização, mobilização e ações efetivas para a sustentabilidade do planeta.

Antes do evento

1.Registrar sua escola no site: http://treeday.enoprogramme.org
2.Plantar apenas espécies de árvores locais, típico para o seu clima e região e obter as mudas de árvores na secretaria de meio ambiente do seu município que pode ajudar também  nas instruções de como plantar a árvore ou  encontrar  patrocinadores para elas.
3.Escolha locais adequados para as árvores e fazer os berços com antecedência.
4.Escolha os estudantes que irão plantar as árvores e envolva as pessoas da comunidade.
5.Escolha um estudante para  um breve discurso e convide outras escolas e autoridades  locais para participar deste evento, provavelmente um deles poderia dar um breve discurso sobre a importancia do plantio de árvores.
6.Prepare-se para tirar fotos e vídeos durante a ocasião.
7.Você pode  fazer um mapa do mundo com todos os países envolvidos no plantio de árvores e envolver a mídia local. No site ENO você encontra algumas atividades como teatro e a música.

No dia do evento

8. Reuna as pessoas no local do plantio e faça a abertura do evento com o discurso da diretora da escola, do aluno escolhido e  da autoridade convidada.
9. Não esqueça de  reunir o grupo para o plantio e tirar uma  foto ao redor das  mudas plantadas

Depois do evento

10. Deixe sua mensagem no nosso livro de visitas na web: http://treeday.enoprogramme.org
11. Por favor envie um relatório muito curto incluindo:
a) nome da sua escola ou grupo
b) a sua cidade
c) o seu país
d) o número de participantes e nº de árvores plantadas
e) incluir apenas uma foto do seu evento (pois  temos mais  10 000 escolas participando)
12. Envie sua mensagem e 1 foto para o  e-mail:  photosamerica@enoprogramme.org e brazil@enoprogramme.org Essas fotos estarão  disponíveis mais tarde no site do evento formando um grande painel internacional de todos os participantes.
4. Se você fizer um  video do evento  colocá-lo on-line no Youtube e enviar um link para videos@enoprogramme.org.
5. Lembre-se, é muito importante  cuidar das  suas árvores!