Bem Vindos ao ENO BRASIL!

BEM VINDOS AO ENO BRASIL!

ENO Environment Online é uma rede global para o desenvolvimento sustentável e paz no planeta. Escolas ao redor do mundo estudam as questões ambientais, compartilham conhecimentos e resultados de aprendizagem e fazem pactos concretos para alcançar o equilíbrio com o planeta. É coordenado pelo Programa ENO sediado em Joensuu, na Finlândia. Conta com o apoio de inúmeras organizações e redes, incluindo a Organização das Nações Unidas para o Ambiente.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Floresta da Paz


Gaivota perdida
Certa vez um tucano estava a pensar em cima de uma árvore, momentaneamente lembrou-se de sua infância quando voava pelas árvores  livre e sem rumo,mas uma gaivota colidiu com ele, pedindo ajuda....
                ― Por favor! Senhor tucano ajude-me, estou perdido há muito tempo e não consigo voltar para minha casa, que fica no litoral.
                A pequena gaivota estava à procura de comida, que era escassa no litoral, por conta da poluição, que acabara por matar muitos peixes e animais marinhos, que alimentavam a  pobre gaivota, e essa procura foi tão longa que ela não conseguira achar comida e acabou se perdendo e chegando a uma floresta totalmente desconhecida por ela.
                ―Porque esta me pedindo isso? ; falou o tucano sem entender absolutamente nada.
                ―Me disseram Senhor Tucano, que o senhor poderia me ajudar, pois você tem grande conhecimento da floresta e sabe bem onde ela começa e onde ela termina.
Sendo assim, após a gaivota contar sua história, o tucano a ajudou a voltar para o litoral e, durante o caminho, encontraram coisas absurdas, como a destruição da mata ciliar, poluição de rios e lagos, desmatamento, entre outros...
As duas aves começaram a perceber que o litoral também estava poluído, e isso matava os peixes dos quais a gaivota se alimentava.
Sendo assim, as duas pequenas aves começaram a limpar a praia e essa idéia foi se espalhando e mais aves, mamíferos, répteis e anfíbios da floresta foram se juntando a elas e limparam toda a  praia. Mas, mesmo assim, o ser humano continuou a poluir.
E, com isso, você percebeu o que é necessário para mudar hábitos, idéias e conceitos sobre o lixo? Aparentemente, a fauna percebeu e começará a mudar, mas isso não é suficiente se todos os  seres não mudarem  e continuarem a poluir e desmatar as florestas e praias.
Mude também seus hábitos !!!.
Filipe Sene Sousa Santos, 11

Niterói, RJ

Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Dr. Paulo César de Almeida Pimentel, Niterói, RJ

terça-feira, 26 de julho de 2011

Certificado ENO - MAIO 2011



É com alegria que informamos que o ENO TREE PLANTING DAY foi um sucesso no mundo! 
Muitas escolas/grupos em mais de 150 países participaram dessa ação de conscientização global de preservação e plantio de árvores. No Brasil, este ano, mobilizamos mais de 300 escolas/grupos e adolescentes das mais diversas regiões do País. 
São possibilidades de ações para desencadear as transformações necessárias para uma convivência humana globalizada de solidariedade,eqüidade , paz internacional e o respeito a todas as formas de vida.
Para acompanhar a montagem do painel, basta entrar no site http://enotreeday.net/ , no final da página você encontra as fotos separadas por continentes.
Se a sua escola ainda não recebeu o certificado, favor enviar um e-mail para brazil@enoprogramme.org  com o nome da Escola e a foto do dia do evento.


Agradeço a participação de todos vocês! 
Rosa Maria Sousa Santos, Coordenadora Nacional 

segunda-feira, 25 de julho de 2011

terça-feira, 12 de julho de 2011

ENO na mídia

Colégio Estadual Tancredo Neves participa do projeto de desenvolvimento sustentável ENO Environment Online


ENO TREE PLANTING DAY 
Em São João o projeto é executado pela professora Marta Sampaio que, plantou árvores, com os alunos, no dia 20 de maio. As árvores com o passar do tempo, farão sombra na sala de informática e na quadra esportiva do Colégio.

 “Para nós, o desenvolvimento sustentável ambiental, econômico, social e cultural, o bem-estar de hoje e de amanhã não existem sem educação”, ressalta a professora Marta.

 Segundo a vice-diretora, Tânia Huppes, além de fazer o plantio das mudas, os alunos cuidam e regam as plantas.



Veja a matéria completa AQUI
Fonte: Nossa Gazeta

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Plantio ENO no Rio de Janeiro

Ginásio Experimental Carioca Anísio Teixeira, RJ
Local: Ginásio Experimental Carioca Anísio Teixeira, RJ
Alunos com a Secretária Nacional ENO Celi Conceição
Fonte: Família Anísio