Bem Vindos ao ENO BRASIL!

BEM VINDOS AO ENO BRASIL!

ENO Environment Online é uma rede global para o desenvolvimento sustentável e paz no planeta. Escolas ao redor do mundo estudam as questões ambientais, compartilham conhecimentos e resultados de aprendizagem e fazem pactos concretos para alcançar o equilíbrio com o planeta. É coordenado pelo Programa ENO sediado em Joensuu, na Finlândia. Conta com o apoio de inúmeras organizações e redes, incluindo a Organização das Nações Unidas para o Ambiente.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Plantio reúne Embaixadas Nórdicas em Brasília



Com alguns dias de atraso em relação a data original, representates das embaixadas Nórdicas em Brasília visitaram o Colégio do Sol para celebrar a comemoração do dia ENO de plantar árvores. O dia 20 de maio, celebrado pelo escolas em 150 países , contou com a participação de 300 escolas/grupos e adolescentes das mais diversas regiões do Brasil.

O ano de 2011 é declarado pelas Nações Unidas o ‘Ano Internacional das Florestas’. A rede global ENO (Environment Online), sediada na Finlândia, está em ação desde 2000 reunindo escolas do mundo inteiro para o plantio de árvores. Em Brasília, foi a recepcionista e estudante de biologia da Embaixada da Finlândia, Hana Gallina, que tomou a incentiva de fazer uma celebração da data em comum com as outras embaixadas Nórdicas.

Estiveram presente no evento 30 crianças com menos de 10 anos, o diretor e professores do colégio. Todas as crianças estavam muito animadas e já tinha um conhecimento impressionante sobre biologia em geral. Responderam perguntas sobre a produção do oxigênio, a purificação do ar, e a importância do sol e água para as diferentes árvores no mundo. Depois de uma breve introdução sobre ENO e o dia de plantar árvores, todas as Embaixadas se apresentaram, permitindo que as crianças recebessem mais informações sobre a Finlândia, Dinamarca, Suécia e Noruega. Exemplos das línguas Nórdicas estranhas foram dados e curiosidades sobre os países despertados. Os risos se espalharam rapidamente entre os jovens estudantes quando ficavam sabendo que ‘Mikko’ era um nome em finlandês, já que Brasil mico se refere ao macaco Mico-leão-dourado.

Acabando o evento, concordamos que as crianças cuidarão das árvores que foram plantadas por causa do período da seca em que nos encontramos. As próximas chuvas são esperadas apenas em setembro quando o colégio vai convidar as Embaixadas  novamente para visitar e inspecionar o crescimento das árvores Nórdicas.
O objetivo do Programa ENO é plantar 100 milhões de árvores antes de 2017. O  dia é organizado duas vezes por ano. O colégio do Sol já chamou os representantes das embaixadas novamente  para continuar plantando, e seguir alcançar o objetivo regional que é o plantio de 6000 árvores neste ano, em cooperação com parceiros públicos e privados.

Grajaú, SP




Nós do Projeto Anchieta, educadores, crianças, jovens e adolescentes, agradecemos o convite do PROGRAMA ENO (Eno Tree Planting Day). Todos apreciaram o momento com reflexão sobre nossas ações para proteger a biodiversidade do planeta e com foco na urgência de nossos desafios para o futuro.
O evento foi muito bom, as mudas de diversas variedades foram doadas pelo nosso parceiro do Parque Municipal Shangrilá. ( 50 mudas )
Antes do plantio fizemos uma orientação de como plantar, abrir os berços e cuidados com as árvores.  
Plantamos 50 mudas: Ipê Branco, Gabiroba, Caroba, Peroba, Pau Ferro, Candelabro, Angico, Ingá, Canela, Falso Barbatimão, Pêssego do Mato , entre outras.
O GRUPO ITÁPOLIS AÇÃO E REINTEGRAÇÃO SOCIAL – PROJETO ANCHIETA, localizado na Rua Alziro Pinheiro Magalhães, 580 – Jd. Belcito / GRAJAÚ / SP, teve a honra de ter participado e feito sua parte nesse evento e agradece a todos.
MARCO AURÉLIO MONTEIRO

COORDENADOR DO PROGRAMA VERDES
GRUPO ITÁPOLIS – PROJETO ANCHIETA
11 5931-5988 / 11 9934-6355
WWW.PROJETOANCHIETA.ORG.BR

Londrina, PR

  
  Colégio Estadual Thiago Terra.
  Cidade: Londrina
  Estado: Paraná
  Participantes: Cerca de 270 pessoas
  Árvores Plantadas: 200

Brasília, DF


Escola: Colégio do Sol, Brasília, DF
Ação conjunta com a Embaixada da Finlândia em Brasília 
n° árvores plantadas: 4

Campo Largo, PR


O evento envolveu as séries do Fundamental 2 e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. A programação incluiu uma caminhada e o plantio que foi instruído pela Coordenadora do Departamento de Educação Ambiental do Parque Cambuí, Sra. Zoraide Stoco. Além das instruções recebidas pela técnica, os alunos fizeram um discurso, lido pela aluna Amanda Ziemba, e também a Diretora Maria Helena fez seu pronunciamento convocando a todos para que, pelo exemplo, possam levar a lição da preservação da natureza. Foi sem dúvida um momento de reflexão e de união pela biodiversidade do planeta. 

São João, Paraná

Curitiba, PR

ENO TREE PLANTING DAY
Colégio Estadual Senhorinha de Moraes Sarmento
Curitiba - PR
Participantes:36 participantes - 33 alunos e 3 professores
Professores: Luciane Nichele,  Izabel Bitencourt Brito, Suyane Heyse

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Colégio Sta Gemma Galgani



Nossa escola participou do evento ENO TREES PLANTING DAY 2011 , no dia 20 de maio de 2011,para comemorar o ano internacional das florestas e sua importância.137 paises participaram deste evento. As professoras Solange e Claudia e 14 alunos do EM (1º e 3º ano) aceitaram o convite e participaram deste importante evento para o meio ambiente.

Foi plantado mudas de árvores em frente a nossa escola porque acreditamos que a educação é o principal meio para melhorar o planeta. Nossa escola está localizada onde havia floresta Atlântica e fica bem próxima do Rio Belém, um dos principais rios de Curitiba. Plantamos Inzageiro e Pata-de-vaca, duas espécies nativas desta região que além de tornar o ambiente urbano mais agradável poderá atrair a fauna pelos frutos que o ingazeiro produz.
Fonte: Youtube

domingo, 29 de maio de 2011

Curitiba, PR

ENO TREE PLANTING DAY
Local: Curitiba, PR
Escola: Col. Est.. Santa Gemma Galgani
Professores: Solange (Inglês) e Claudia (Biologia) e alunos do Ensino Médio

Niterói, RJ

ENO TREE PLANTING DAY
Local: Niterói, RJ
Escola: UMEI MARLY SARNEY

sábado, 28 de maio de 2011

Mato Rico, PR

ENO TREE PLANTING DAY
Escola: Col. Estadual Bela Vista
Local: Mato Rico- PR
Nº árvores plantadas: 700 ÁRVORES ( também foram distribuídas mudas  para  os alunos plantar em suas casas)
60 alunos participantes

Coronel Vivida, PR

ENO TREE PLANTING DAY

Olá, somos do Colégio Estadual Arnaldo Busato, Ensino Fundamental, Médio, Profissional e Eja, da Cidade de Coronel Vivida - Paraná - Brasil.
Fomos para a atividade do plantio - ENO TREE PLANTING DAY  em 30 alunos e professores mas participaram 2055 alunos, pois todos foram envolvidos em atividades no Colégio e foram plantadas 130 mudas de Araucária.

Abraços
Erozane

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Porto Alegre, RS




nome: Grupo Bandeirante Jaime Rolemberg
cidade: Porto Alegre,  Rio Grande do Sul
Responsável: Nathalia Fontoura Vargas

São José dos Campos,SP

ENO TREE PLANTING DAY
Ação coletiva entre  EMEF PALMIRA ,  PONTO DE CULTURA OCA E ONG CELEBREIROS
Foi um dia de Mobilização, conscientização, plantio e muita cultura!!

EMEF MAURICE BOU ASSI



CEI/EMEI Maurice Bou assi

Ferraz de Vasconcelos, São Paulo
Que dia especial!
Plantamos 30 mudas
425 pessoas envolvidos

Guaíra, PR


ENO TREE PLANTING DAY  no Colégio Santos Dumont, no Bairro GuaíraFoi muito legal. Plantamos 16 árvores : ( patas de Vaca , Dedaleiros e Hibiscos: 10 no interior do Colégio e 6 ao redor, por fora). Também fizemos palestra com todo o Ensino Fundamental. A Profª  Claudia da SEMA, foi convidada para falar  sobre a situação das florestas, e rios do Paraná, e no Brasil.
Foi bastante produtivo o nosso trabalho!
Neiva Pini Rabone

Sesi - Taubaté

ENO TREE PLANTING DAY
Local: Sesi - Taubaté
Cinco salas participaram do plantio e uma aluna contou para todas as salas o motivo de termos participado do dia internacinal do plantio.
Agradeço o seu convite e espero participar outras vezes.

Um abraço, Lidiane.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

VÍDEO - COLÉGIO SAPOPEMA, PR



TRABALHO REALIZADO PELOS ALUNOS 2ºB E 3ºA COM A PROFESSORA ANGÉLICA SUBTIL GUERREIRO BUENO do COLÉGIO ESTADUAL SAPOPEMA, PARANÁ.

Niterói, RJ

Escola Municipal João Brazil
Niterói, RJ

A  E. M. João Brazil participou mais uma vez do ENO tree planting day - Dia mundial de plantar árvores - que este ano contou com a participação de outras 22 escolas da rede municipal. Uma ação coletiva que aproxima o aluno das questões ambientais e destaca a importância das áreas verdes na cidade...

Fonte: Em cada canto um canteiro cultivado


Educandário Monteiro Lobato participa da campanha internacional Eno Tree Planting Day

ENO TREE PLANTING DAY
Na última sexta-feira, 20 de maio, ao meio dia, mais de 150 países participaram da 10ª edição do Eno Tree Planting Day. A campanha internacional buscou envolver dez mil escolas em todo mundo para plantar árvores. O Educandário Monteiro Lobato, que trabalha constantemente a consciência ambiental com os alunos em projetos como o sistema de captação de água da chuva e a fazendinha, foi uma das instituições participantes. O objetivo era estimular a reflexão sobre as nossas ações para proteger a biodiversidade do planeta.
Todos os estudantes se envolveram com atividades ligadas à temática do evento. O maternal, com crianças na faixa dos dois anos de idade, fez um painel com árvores pintadas com os pés e as mãos. A pintura foi exposta enquanto a turma do quarto ano do ensino fundamental fazia o plantio de mudas de ipê.
Educandário Monteiro Lobato
Est. Iaraquã, 585 - Campo Grande - RJ

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Curitiba, PR

ENO TREE PLANTING DAY
Os alunos da Escola Estadual Dona Carola realizam o plantio de árvores no dia 20 de maio. Estavam presentes a Direção da Escola, Vice Diretor, equipe pedagógica e convidados da comunidade Escolar.
Os alunos também apresentaram a canção Hi and Hoe, we plant trees, acompanhados pela profa. Sandra Ormianin.

Arapoti, PR

ENO TREE PLANTING DAY
Colegio Estadual Rui Barbosa - EFMNP
Plantio de 10 árvores no pátio do Colégio, com a participação da turma Formação de Docentes, a Diretora-auxiliar e a Coordenadora do curso.
O real sentido da vida é plantar árvores, debaixo de cujas sombras talvez você nunca se sentará.” Nelson Henderson

Secretaria Meio Ambiente


ENO TREE PLANTING DAY
SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE E VERDE DE FERRAZ DE VASCONCELOS, SP 
10 MUDAS PLANTAS

Ferraz de Vasconcelos, SP


ENO TREE PLANTING DAY 


JUSA - Juventude Sabida
Plantio:10 mudas
Participantes: 50 alunos

São José dos Campos, SP

ENO TREE PLANTING DAY 
Total de mudas plantadas :12
Parcipação dos alunos do Ciclo I da EE Prof.Domingos Macedo Custodio- Vila São Benedito e familiares ( pais, irmãos e amigos) e Diretoria da Sociedade Amiga dos MOradores da Vila São Benedito, Jardim Souto e Residencial Cambuí
Local do Plantio:  final das Ruas do Residencial Cambuí ( Area entre as casas e o Corrego Cambui)
Registramos em nosso blog, faz uma visitinha e deixa seu comentário
http://comunidadeativa1.blogspot.com/2011/05/plantio-de-mudas-projeto-meio-ambiente.html

Poá, SP


ENO TREE PLANTING DAY 

Local: EMEB SR JOVIANO DA SILVA
Plantio: 15 mudas
Participação de 150 alunos

Poá, SP


ENO TREE PLANTING DAY 
Local: APAE DE POÁ
Plantio: 15 mudas 
Participação: 30 alunos

terça-feira, 24 de maio de 2011

Wenceslau adere ao movimento mundial de plantio de árvores


ENO TREE PLANTING DAY
O prefeito de Wenceslau Braz, Atahyde Ferreira dos Santos Junior participou, neste fim de semana, do movimento mundial de plantio de árvores, iniciativa do ENO – Environment Online, programa  global e rede para o desenvolvimento sustentável, sendo que plantar árvores é sua atividade mais popular.

Taidinho plantou uma muda de Calistemo, espécie de arborização ornamental, em frente ao prédio do Núcleo Regional da Educação. Participaram da cerimônia ecológica, a chefe do Núcleo Regional da Educação Sheila Alvarez Ferreira, a secretária municipal da Educação Dagmar Toaldo Feliciano, o secretário municipal de Maio Ambiente Maurílio José Coutinho, além de diretores de diversas escolas do município.
Reportagem Completa AQUI

Fonte: npdiario.com

Rio de Janeiro, RJ

ENO TREE PLANTING DAY

Escola: Ginásio Experimental Carioca Anísio Teixeira.
Rio de Janeiro, RJ
Participantes: 300 students.
Responsável: Celi Conceição Magalhães Araujo, Secretaria Nacional ENO

Poá participa de Ação Global pelo Meio Ambiente

ENO TREE PLANTING DAY EM POÁ
Uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente e Educação de Poá, resultou na participação do município em uma ação Global na tarde de sexta-feira, dia 20, e na manhã da segunda-feira, dia 23, com o plantio de dezenas de árvores. A ação faz parte de uma "corrente" que teve início na Oceania e percorreu o mundo até chegar ao  continente Americano (...)

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Sapopema, Paraná


Colégio Estadual Sapopema Ensino Fundamental, Médio, Normal, Profissional

Participantes: 30 alunos 2ºb e 3ºa
Árvores plantadas: 52
Responsável:Angélica Subtil Guerreiro Bueno

Ferraz de Vasconcelos, SP

Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Angelo Castello, no Município de Ferraz de Vasconcelos - São Paulo

Chopinzinho - PR


Escola de Educação Especial "Passo a Passo" - APAE de Chopinzinho
Participantes: 25 pessoas

Local: Chopinzinho - PR
n. árvores plantadas: 200 árvores plantadas nas márgens do Rio do Meio, rio que abastece a cidade.
Responsável: Professora Marivane Biava - marivanebiava@hotmail.com
Agradecimentos:
Presidente da APAE: Gilmar Cervo
Coordenadora da escola: Emiliane Moreira Leopoldino
Auto-defensor da APAE: José Germisson dos Santos

Guaíra, PR


Local: Colégio Estadual Presidente Roosevelt, Guaíra, PR
Árvores plantadas: 3 ávores nativas do Brasil (2 mudas de pau-brasil e 1 de ipê amarelo) no pátio do colégio.
Nº de participantes: 35

Este momento foi coordenado pelas professoras pedagogas Ana Vergínia e Naomi
Agradecimento:  Dr. Antonio Silvio Diniz que doou as mudas do pau-brasil

Ferraz de Vasconcelos, SP


Escola: EMEIF SYLVIA DA SILVEIRA DE MARTINI
Cidade: FERRAZ DE VASCONCELOS, SP

Número de Participantes: 70 sendo:
31 alunos do 3° A - período manhã
30 alunos do Pré I C - perído tarde
5 Funcionários
2 Professoras
Diretor e Coordenador
Número de Árvores plantadas: 2

Mensagem:


"Devemos lembrar que não se reduz apenas ao ambiente físico e biológico, mas abrange também as relações sociais, econômicas e culturais. Através dessa visão devemos propiciar momentos de reflexões que induzam os alunos ao enriquecimento cultural, à qualidade de vida e à preocupação com o equilíbrio ambiental. "

Ferraz de Vasconcelos, SP

Escola: EMEI Vereador Elias Andere
Local: Ferraz de Vasconcelos, SP 
Nº participantes: 387
Nº árvores plantadas: 3

EMBAIXADA DA FINLÂNDIA - BRASÍLIA, DF

ENO TREE PLANTING DAY
Plantio na Embaixada da Finlândia, Brasília, DF

domingo, 22 de maio de 2011

TERRA BOA, PR


Local: Colégio Estadual Helena Kolody do município de Terra Boa, PR
Participantes: Coordenados pelo Grêmio Estudantil Helena Kolody e a  Diretora Maria Regina Machado Colonello
N. árvores plantadas:  01 árvore 
Logo após o plantio, sorteio de  22 mudas de árvores para os alunos do Colégio.

POÁ , SP


Local: EMEB Roberto Elias Xidieh
POÁ, SP


.
"Foi um dia muito especial na nossa escola", diz Maria Fernanda Panão.

sábado, 21 de maio de 2011

Jornal O Fluminense 21/05/11

 Capa

Página 4

.

FME realiza o Dia Mundial de Plantar Árvores nas escolas - Niterói, RJ

A Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME) aderiu, nesta sexta-feira, dia 20, ao Dia Mundial de Plantar Árvores, o ENO Tree Planting Day. Ao todo, 23 unidades da Rede realizaram o plantio de cerca de 700 mudas de espécies nativas e frutíferas em seus terrenos, incluindo as de ipê-amarelo, imbaúba, goiabeira e cajueiro. Em 2011, o programa, que acontece em todo o mundo, completa onze anos com a participação de escolas distribuídas em 150 países. Também no Brasil, crianças de diversos estados embarcaram na proposta. O objetivo é divulgar o desenvolvimento sustentável formando crianças preocupadas com ecologia e questões ambientais.
Durante este dia de consciência ecológica mundial, houve ainda atividades como a apresentação de peça teatral, a elaboração de cartazes sobre o tema e a produção de textos a respeito da preservação do meio ambiente nas 23 unidades escolares participantes. O evento aconteceu em parceria com a Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Fonte:  Prefeitura de Niterói

Taubaté, SP

ENO TREE PLANTING DAY


Grupo de Escoteiros, Taubaté 143 SP
Nº árvores plantadas: 4

Nº participantes: 40

Uma música pode fazer a diferença

Uma canção especial foi publicado para comemorar o ENO TREE PLANTING DAY  e Ano internacional das florestas. Esta música é também o tema da Conferência ACT NOW, que será realizada em Setembro, em Joensuu, na Finlândia.


Música e letra: Mika Vanhanen
Vocal: Vanhanen Helmi, 11 anos
Grand Piano (Steinway & Sons): Mika Vanhanen

São José dos Campos, SP

ENO TREE PLANTING DAY

Olá, Somos da EMEF "Prof. Mercedes Carnevalli Klein", de São José dos Campos, São Paulo, Brasil e ficamos muito felizes em participar desta iniciativa. Nos preocupamos com o meio ambiente e queremos nosso mundo melhor!
Plantamos 01 árvore e participaram 50 pessoas, entre alunos, professores, funcionário e Equipe de Liderança.

Sapopema, PR

ENO TREE PLANTING DAY
O Colégio Estadual Anadir Mainardes da Costa, localizado na cidade de Sapopema no estado do Paraná/Brasil, levou 30 alunos para realizar o plantio de 200 mudas em um sítio
onde está localizada a nascente que abastece de água este colégio.
Michele G. Ramos