Bem Vindos ao ENO BRASIL!

BEM VINDOS AO ENO BRASIL!

ENO Environment Online é uma rede global para o desenvolvimento sustentável e paz no planeta. Escolas ao redor do mundo estudam as questões ambientais, compartilham conhecimentos e resultados de aprendizagem e fazem pactos concretos para alcançar o equilíbrio com o planeta. É coordenado pelo Programa ENO sediado em Joensuu, na Finlândia. Conta com o apoio de inúmeras organizações e redes, incluindo a Organização das Nações Unidas para o Ambiente.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Campanha ENO Mudança Climática 2011

Adolescentes discutem mudanças climáticas no Brasil e no Mundo

O mascote da campanha é o sapo Frank que luta contra as mudanças climáticas registrando as promessas das pessoas para que mudanças no nosso comportamento possa ajudar a diminuir as  emissões  sem prejudicar a nossa qualidade de vida.

Clique aqui para fazer o seu compromisso

No Brasil, estudantes da Escola Dinorá aproveitaram para refletir sobre a  Amazônia, que em 2010  viveu a sua  maior estiagem do século. A falta d’água e a morte de árvores fez com que a floresta deixasse de ser uma importante capturadora de carbono para se tornar uma grande emissora.
A seca de 2010 atingiu 57% da floresta amazônica, totalizando 3 milhões de quilômetros quadrados, o equivalente a mais de 740 milhões de campos de futebol. Milhares de árvores foram mortas
(fonte: Ciência Hoje)

Só para ter uma ideia, o período de seca na floresta  têm um  impacto negativo no ciclo de carbono e no clima do planeta, em condições normais, a floresta amazônica atua como uma grande esponja que absorve anualmente cerca de 0,4 bilhão de toneladas de carbono da atmosfera.

Mais informações

Consciente Coletivo



A série Consciente Coletivo faz reflexões, de forma simples e divertida, sobre os problemas gerados pelo ritmo de produção e consumo de hoje. Entre os assuntos estão sustentabilidade, mudanças climáticas, consumo de água e energia, estilo de vida, entre outros, que permeiam o universo da consciência ambiental.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Aprendizado sustentável


Quem disse que não seria possível combater a mudança climática e, ao mesmo tempo, fazer a diferença em prol da paz mundial?

Leia a reportagem completa em:
This is FINLAND ( inglês)